Resenha/Review do BrPoint
Publicado em seg 21 maio 2007 na categoria weblog, BlogMóvel, Web 2.0
Pré-Resenha
[modo chato desligado]
A Resenha
Eu nem precisaria de uma promoção para falar sobre o BrPoint, na verdade, eu já falei deste excelente blogue aqui, aqui e aqui.
É um dos blogues que tenho no meu blogroll há muito tempo e que mesmo quando discordo de suas opiniões eu gosto de blogconversar [1] com o BrPoint.
Principais Virtudes
Entre as virtudes do Brpoint que merecem destaque eu assiná-lo:
- Mesmo com o crescimento do blogue em acessos e comentários, ele não caiu na tentação de se comportar como a mídia tradicional (isto é, onde a comunicação é em via única!). O Bruno Alves responde comentários e continua as conversações, quer seja com trackbacks sempre habilitados, quer seja, fazendo tréplicas!
- A maturidade e responsabilidade com que ele faz críticas. Recentemente uma excelente iniciativa da WEB Brasileira teve uma cobertura insuficiente por alguns blogues focados em tecnologia (que se auto-intitulam de referência!). Alguns blogues fizeram críticas imaturas (despeitadas?) e até desrespeitosas com o trabalho alheio. O Bruno Alves deu (no bom sentido!) uma aula de como se faz uma resenha de gente grande. Se você gosta de fazer resenhas, leia o texto do Bruno Alves e tome-o como o exemplo de como se faz resenhas honestas e de qualidade. Muito diferente das resenhas de muita gente por aí, que merecia o título: Markenting Patrocinado!
- Apesar do conceito de conteúdo de qualidade ser absolutamente subjetivo, eu considero que o BrPoint, na maior parte dos seus textos, agrega valor a minha experiência com os blogues. Ele escreve, na maior parte da vezes, para leitores e não para paraquedistas! E isto é, também, uma de suas virtudes de destaque.
O que eu não gosto
Num mundo perfeito, o Brpoint só teria qualidades, mas o mundo não é perfeito ;-( É preciso deixar claro que dificilmente um blogue agradará 100% a todos os seus leitores, logo isso não deveria ser um demérito do Blogue.
Eu não gosto de propaganda excessiva no corpo do texto... sei que os blogueiros profissionais (ou os não profissionais que querem/desejam ser, também, remunerados por seus blogues), dirão que é isso que permite que eles nos entreguem conteúdo de qualidade etc, etc, etc...
Mas acho que a usabilidade do blogue não deveria ser sacrificada em detrimento da monetização! Não sou contra a propaganda, sou contra interromper o fluxo de leitura por conta de um bloco gigante de propaganda no meio do texto. Da dificuldade proposital de separar conteúdo patrocinado de conteúdo editorial. É uma questão de usabilidade e não de preconceito em relação a monetização de blogues!
Entendo a dificuldade de se encontrar um modelo de monetização que seja ótimo para o blogue e para os seus leitores. Infelizmente, a blogosgera brasileira (que é a que acompanho!), ainda não encontrou esse Ponto G!
Conclusão
Se você está interessado em informações de qualidade sobre software-livre (bem menos agora!), tecnologia e sobre a cena da blogosfera brasileira, não deixe de assinar o feed do Bruno Alves, e se puder/tiver tempo visite o blogue, pois, em termos de "layout", ele é um blogue camaleão! Troca de aparência como troca de roupa :-)
Do Feisty Fawn