[Software Livre]

Publicado em dom 02 maio 2004 na categoria weblog

Algumas pessoas, talvez porque ainda estejam impregnadas do paradigma medieval (o conhecimento está nos indiví­duos), acreditam que o Software Livre é algo noçivo í classe dos progamadores e não enxergam as vantagens estratégicas do uso de Software Livre como Polí­tica de Governo.

Sem entrar no mérito de como o dinheiro economizado em licenças proprietárias será utilizado, é óbvio que será gasto, AQUI, gerando renda aqui.

Eu, que não sou programador, nem da industria de TI, vejo que a mudança de paradigma esquenta o mercado de desenvolvedores e a industria de TI, no sentido de que, tendo acesso ao código, pode-se personalizar o software para o consumidor final (corporativo ou não), treinar, fazer a transição, etc. Personalizão é a palavra de ordem.

Além disso, permeando o software livre, há o aspécto filosófico do trabalho colaborativo, que proporciona as inteligências coletivas e etc.

O fato de ter acesso a vários tutoriais livres de como, trocar uma bomba d'gasolina por exemplo, não fará com que a contratação de um mecí¢nico seja desnecessária. As pessoas e/ou empresas não tem um tempo infinito, logo sempre pagarão(de um jeito ou de outro) pelo serviço. Isso é válido também para o software.

Quanto í cultura do Brasileiro de não querer pagar por nada, em parte ocorre por conta dos modelos de negócio que, quase sempre, querem obter lucro num curto espaço de tempo e sobre uma base instalada pequena... Logo é preciso mudança no modelo de negócios e em EDUCAí‡íƒO do consumidor!!!

do mo:Blog (Palm + T300)