TAG: Como eu blogo

Publicado em qua 07 março 2007 na categoria weblog, BlogMóvel, Web 2.0

Introdução

O Thiago Rodrigues, do NerdGames me incluiu na sua lista de convites para este meme que está fluindo na blogosfera... basicamente é escrever qual a minha metodologia para escrever no blogue!

A Resposta

Como eu sou um funblogger, eu não tenho uma metodologia! Nem tenho uma preocupação com uma regularidade de entradas no blogue! Eu escrevo a moda antiga! Quando pinta uma inspiração ou quando pinta uma conversação!

Inspiração

Inspiração e resfriado você tem em qualquer lugar! Posso está estudando, lendo um livro, um artigo acadêmico, um e-mail, um feed, um blogue, uma revista, no meio de um beijo, no meio de uma aula, fazendo abdominal, etc. Vem a idéia de algo que queira documentar/partilhar/conversar, ou seja, de algo blogável.

Na primeira oportunidade tomo nota da idéia e das palavras chaves no meu Palm Tungsten T|X ou se estiver no computador, anoto na interface do b2evolution (e salvo como rascunho).

Quando eu estou no meu computador (ou num ambiente calmo e seguro que possa usar meu Tungsten T|X) eu desenvolvo o texto, adicionando os apontadores (links) relevantes e eventualmente imagens que sejam estritamente necessárias!)

Conversação

As vezes nas leituras de feeds ou em blogues sinto vontade de comentar. Se o blogue costuma continuar as conversações (dando um feedback aos comentários!) eu comento. Se o blogue não costuma continuar as conversações eu deixo a vontade passar :-)

Se o comentário fica muito grande ele vira uma entrada no meu blogue com o envio de um trackback (que pode ser manual - vou lá e aviso que escrevi um texto!) para o texto que originou a conversação.

Também considero conversação quando decido participar de um meme ou quando sou convidado para uma TAG, como esta!

Conclusão

Como eu aprecio a espontaneidade nos blogues e os textos viscerais, tenho "preconceitos internos" com metologias! Elas deixam as coisas um pouco mecanizadas! Mas é uma coisa pessoal! E diga-se de passagem eu adoro conhecer metodologias (sobre quaisquer coisas), para decidir, se for o caso, não seguí-las :-)

E como eu, também, aprecio a espontaneidade intríseca do memes, não convido ninguém! Mas sinta-se a vontade para escrever nos seu blogue e seguir o fluxo do meme!

Do Edgy Eft