Ted Nelson no Roda Viva

Publicado em ter 12 junho 2007 na categoria Educação, Tecnologia, Cultura Nerd

A Karla Lopes, do Idearios, tinha cantado a pedra e eu pude conferir (ao menos a segunda metade do programa) onde o Filósofo Ted Nelson respondeu a perguntas de vários jornalistas sobre tecnologia, interfaces, computadores, escola, Era digital, choque futuro e etc... no programa televisivo Roda Viva.

A bem da verdade eu desconhecia completamente o Sr. Ted Nelson (santa ignorância Batman!) e fiquei impressionado com sua capacidade criativa e lucidez para entender as transformações por que passa o mundo atual, estando, tanto ele como nós, no olho do furacão!

O programa fora gravado em março de 2007 (provavelmente para que a exibição pudesse ser feita com legendas) mas valeu a pena ter assitido!

Obviamente a quantidade de sacações que um programa deste desperta é muito grande, mas três idéias ventiladas na entrevista produziram poluções no meu cérebro:

  • A Superdosagem de informação sempre existiu, apenas não era perceptível a todos como é agora! Pensando bem, tenho que concordar com ele. Me lembro quando ainda era criança e meus pés mal tocavam o chão na cadeira da barbearia (quando meu pai levava a mim e meus irmão para a tosa mensal!)... e eu pensava (naquela época!): Será que alguém consegue ler todas aquelas letras nos jornais - me referindo aos fregueses lendo jornal enquanto esperavam sua vez!

    Já na Universidade eu ficava pensando se alguém seria capaz de ler todos aqueles livros da biblioteca setorial de Ciências Matemáticas e da Natureza - (CCMN - UFRJ)

  • Uma segunda idéia que ele bateu muito na tecla foi sobre a não intuitividade das interfaces de computadores atuais. Ele fez referência sobre a metáfora do papel (retangular) em todas as interfaces e questionou por que continuar com este paradigma! Ele tem trabalhado num projeto que desenvolve uma nova interface para os computadores!

  • E, pra variar, ele foi contundente em afirmar que a Escola é/está totalmente inadequada para preparar os cidadãos para os tempos atuais (em todos os lugares do mundo). Uma Escola centrada na rigidez dos conteúdos ensinados e na falta de utilidade dos mesmos! Neste ponto, em particular, eu concordo com ele!

    Embora a proposta dele para reinventar a escola seja discutível (alunos ganhariam dinheiro de mentira para comprar os cursos que desejarem, com base nos seus interesses!) tem a virtude de botar o dedo na ferida. A Escola precisa se reinventar!

Enfim, foi muito interessante ter contato, ainda que rápido e superficial com o pensamento vigoroso do Filósofo e Sociólogo Ted Nelson!

[Atualização]
Mais sobre este programa aqui, no Diário de um Doutorando!

[/Atualização]

Do Feisty Fawn