Uma estratégia de monetização para este blogue e etc*

Publicado em sex 05 setembro 2008 na categoria weblog, BlogMóvel, Tecnologia, Cultura Nerd

image0

Embora eu não tenha nada contra publicidade, monetização da expertise do blogueiro e correlatos eu, enquanto leitor, não gosto quando a usabilidade fica em vigésimo plano em relação a monetização!

O que isto significa? Nada! Os blogues "times square" vão continuar a existir enquanto o mundo for mundo e agências de marketing (relacionamento, plurieditorial, midias sociais, e outros nomes chiques...) vão continuar vendendo a idéia de que blogues precisam de mídia-kit e outros apetrechos da web 1.0!

Mas será que é possível rentabilizar o blogue com as estratégias da web 1.0 sem chatear tanto os leitores cativos?

Aparentemente, a estratégia de adsense em feeds não trás resultados econômicos animadores! Talvez (e é só uma especulação minha), só traga chateação aos leitores de feed! [campo de força ativar].

Eu, quando tenho tempo e [STRIKEOUT:saco] paciência, ando implementando um experimento! Na verdade, nem fui eu que tive a idéia, apenas resolvi usar uma estratégia que a boo-box já andou fazendo em alguns blogues (neste inclusive):

Colocar as caixinhas (ou outra ferramenta de monetização) somente nos textos mais visitados!

Qual é a lógica? O leitor regular/fiel/fidelizado sempre lê os novos textos sem aquele enxame de anúncios (cá pra nós, antipáticos pra caramba!). Os leitores que virão dos mecanismos de busca, depois de um certo tempo, é que verão a publicidade! E, pra todos os efeitos práticos, são eles mesmos que clicam nestes anúncios!

Pode ter uma caixinha aqui ou ali! Mas qualquer otimização (que no meu caso significa somente colocar um) de anúncios somente nos textos mais visitados!

Para um blogue que é somente um espaço pessoal de documentação e de conversações tem me agradado bastante!

* Pensando alto sobre publicidade em Mídias Sociais

Agora, se eu fosse uma empresa e quisesse fazer publicidade da minha marca nos blogues eu faria o seguinte:

  • Escolheria alguns blogues sobre assuntos correlatos a minha atividade e outros de assuntos sem ligação direta com a atividade da minha empresa;
  • Nos primeiros, escolheria os artigos (posts) mais ligados a minha atividade fim e proporia um patrocínio do texto (não é um texto/post patrocinado!), isto é, uma banner pequeno, integrado ao lay-out do blogue, com o seguinte texto. "Este texto, a apartir da data tal é um oferecimento de MINHA EMPRESA".
  • No segundo grupo de blogues (cuja temática não tem nada a ver com a atividade fim da minha empresa) eu faria o mesmo, mas com os textos mais bacanas (não necessariamente os mais visualizados!) Os textos mais bacanas seriam escolhidos pela minha empresa junto com o próprio blogueiro!

É bem tradicional, mas a lógica é associar minha marca a coisas legais, aos melhores textos (associar uma boa experiência do leitor do blogue a minha marca!) ou ao mais correlato a minha atividade fim/produto (não um texto sobre o meu produto!)!

A diferença é que pra isto funcionar a empresa teria que se relacionar com os blogues e não ficar lendo mídia-kit como se blogues fossem mídia de massa!

Eu sei, eu sei, a proposta é viajante e não tenho muita esperança que a idéia prospere nas cabecinhas da Era Industrial... mas eu avisei que estava apenas pensando alto :-)

Mas, se todo modo você implementar a idéia, não deixe de compartilhar os resultados!

Do Hardy Heron