Upgrade para o Ubuntu Edgy Eft

Publicado em dom 22 outubro 2006 na categoria Linux, Cultura Nerd

Pois é, não consegui esperar até o dia 26/10/2006 d.C :-) Fiz ontem a atualização do meu Ubuntu|[bb]|

do Dapper Drake para o Edgy Eft, no desktop e no notebook!

Apenas usei métodos diferentes: No desktop eu usei o que indica a página do Ubuntu (e também no MeioBit!):

"Para atualizar seu Ubuntu para a versão 6.10RC é necesá¡rio executar (no terminal ou usando Alt+F2) o comando gksu "update-manager -c -d".

No Notebook|[bb]|

, como é minha máquina principal no momento, fui mais conservador! Baixei o Alternate Install CD, que é o CD para instalação padronizada em várias máquinas e/ou para fazer atualização de uma versão antiga!

Ao terminar de baixar e testar ainda no Dapper, ele pergunta se quero acrescentar o CD ao source.list! Respoondi sim, apenas para testar! E iniciei uma atualização, direto do CD, mas ela conflitou com as source.list anteriores. Caso deseje fazer assim, deixe apenas o CD, como source.list.

Então parti para uma instalação limpa, onde apenas formatei a partição do Ubuntu. (Eu uso a /home numa outra partição há uns 2 anos. Dica do Morinoto para fazer atualizações sem se preocupar em perder seus dados e, mais importante, sem perder a configuração dos seus programas prediletos!)

Assim, ao final da instalação, minhas contas de e-mail já estavam configuradas, entre outras coisas!

Como era de se esperar, a placa wifi não estava funcional por causa dos drives proprietários (madwifi - a minha placa é uma Atheros 5xxx).

Após baixar os drives proprietários, pelo synaptic (usando a eth0 - placa de rede) e os meus programas indispensáveis (Kile, Jpilot, Kwifimanger, etc...) e após instalar os pacotes proprietários para multimí­dia, seguindo este tutotrial, tudo voltou ao normal!

Screenshots

Aceleração 3D

glxgears - testando a aceleração 3D

glxgears - testando a aceleração 3D

Edgy Eft

Edgy Eft

Edgy Eft

DeskApplet

Desk Applet

Desk Applet

Wi-fi

Wi-Fi

Conclusão

A atualização limpa, pelo CD, é mais segura e te dá a vantagem de enxugar as gordurinhas do sistema. Por outro lado, a atualização pelo comando gksu "update-manager -c -d" é mais automática... mas problemas podem ocorrer. No meu caso, tudo correu bem, apenas o novo Kernel teve que ser baixado pelo synaptic!

Como você já deve saber, existem várias maneiras de se fazer as coisas no Linux|[bb]|

e você tem a liberdade de escolher a que mais lhe agrada :-)

Do Edgy Eft

Entradas Relacionadas