Usabilidade para o usuário final médio...

Publicado em qua 03 janeiro 2007 na categoria Aprendizagem Colaborativa, Miscelâneas, Cultura Nerd

... ou, a necessidade de se avisar sobre mudanças!

Markenting do Banco do Brasil

Markenting do Banco do Brasil - clique na imagem para vê-la ampliada!

Quando eu li, pela primeira vez, no blog do Alon a frase:

"Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo."

Eu percebi que aquela frase fazia sentido! As vezes o que nos parece óbvio não o é para o "usuário médio brasileiro"!

E pra quem duvida disto, temos mais um exemplo em escala maior. O Banco do Brasil lançava hoje (02/01/2007) sua nova campanha de markenting em que, entre outras coisas, colocava o nome do usuário na página do banco...

Bastou isso para que a histeria tomasse conta de vários usuário deixando sítio do banco fora do ar... a história completa você pode ver aqui e aqui!

[Atualização]

Segundo esta matéria do Computerworld a dificuldade do sítio se deveu ao número enorme de acesssos ao sítio do banco por ser o primeiro dia útil do ano...

Pessoalmente, acho que a jogada de markenting já é sucesso, pois vários sítios de tecnologia e blogues estão falando do BB. Como se diz por aí, falem mal mas falem de mim (quer dizer do BB!)

[/Atualização]

Moral da História: Vai fazer uma mudança, avise antes, mesmo que possa parecer óbvio! Acredite, nada é obvio para o "usuário final"!

Do Edgy Eft