Posted by oigreslima on 19 Jul 2008 in Professores, Reflexão, TICs
Ferramentas para comunidades de aprendizagem
Quando se pensa em uso das TICs em educação, por algum motivo sempre se pensa que quanto mais sofisticadas e/ou cheia de recursos forem as ferramentas melhor será os seus resultados em educação. Mas ao contrário do que o senso comum possa imaginar, os pironeiros da educação on-line, apontam justamente no sentido contrário! Menos é mais também em educação!
Dinamizar a educação presencial com o uso de ferramentas de comunicaçãoo e informação (TICs) parece prescindir de um minimalismo tecnológico apoiado por uma forte compreensão dos pressupostos pedagógicos envolvidos nos processos de aprendizagens!
Ou, dizendo de outra forma: Mais pedagogia e menos tecnologia produzem melhor resultados, quando se pensa em educar para a Era da Informação e do Conhecimento.
Dentro desta perspectiva, uma excelente ferramenta que permite o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem é o NING.
Além de ser open source é fácil de começar a usar e tem vários recursos para que você possa dinamizar sua comunidade de aprendizagem. Blogue, fórum, páginas de usuários, fotos, vídeos, áudios, mural de recados, etc...
E você pode começar com as versões gratuitas e, se for necessário, migrar para as versões pagas.
Caso deseje visualizar como o NING pode ser utilizado na animação de comunidades de aprendizagem, dê uma espiada nestes dois exemplos (de muitos que você poderá encontrar por lá!):
Aspiras da UERJ - Um pré-vestibular colaborativo com foco na Academia de Oficiais da PM do Rio de Janeiro. O responsável/dinamizador desta comunidade é o Ten da PM Alexandre Souza.
Aprendendo Física - Uma rede social para se aprender física em colaboração. O responsável/dinamizador desta comunidade é o Prof. Sérgio F. LIma
This entry was posted by oigreslima and filed under Professores, Reflexão, TICs. Tags: ning, redes-sociais, tic.