Posted by oigreslima on 16 Mar 2012 in Orientações, Professores, TICs
Pinterest e Mapas Mentais
Introdução
Tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional (usos pedagógicos) eu já tinha decido evitar surfar qualquer novo hype que surgisse, qualquer nova ferramenta "mais fantástica de todos os tempos da semana passada"... O princial motivo disso é que o meu tempo é escasso, e quanto mais vivo, mais escasso (e pontanto, mais caro) vai ficando o tempo que me resta... Mas, depois de ler esse artigoMuda o contexto mas vale a mesma verdade!
Me parece que não é só o que cobiçamos que começa pela visão! No contexto das aprendizagens não devemos desprezar as conexões entre pensamento visual e inteligência! Estão aí os Mapas Mentais para mostrar que uma imagem pode valer mais que mil explicações! E, embora o minimalismo tecnológico nos indique que é possível usar (eficientemente) todo o poder das imagens em conjunto com as interações sociais usando um simples edublogue nós podemos, também, fazê-lo usando o novo Hype :-) Afinal, parafraseando o Milton Nascimento, todo professor dever ir aonde seu aluno está :-)Uma possível apropriação do Pinterest
Então, as duas seções anteriores foram só para justificar que o poder das imagens potencializado através de vários mapas mentais, organizados por assuntos, PODE ser feito usando-se o caráter social do Pinterest e, porque não dizer, todo o Hype que existe atualmente em torno do mesmo. Esta apropriação educacional do Pinterest não é melhor nem pior que outras apropriações que já estào sendo implementadas. No meu caso particular, vai me incentivar a olhar com mais carinho (leia-se, estudar) os mapas mentais para o meu trabalho docente! Veja aqui minha experiência com esta apropriação do Pinterest! http://pinterest.com/apfisica/ PS: Obrigado Egui pelo convite :-) PS2: Para criar mapas mentais online tente http://www.text2mindmap.com/ PS3: Aqui, uma lista de ferramentas para Mapas Mentais online: This entry was posted by oigreslima and filed under Orientações, Professores, TICs. Tags: pinterest, redes-sociais.