Acabo de ler nos jardins murados do Facebook artigo da Rosiska Darcy de Oliveira publicado na imprensa e compartilhado pela Profa. Tatiane Martins. Para fins práticos colo aqui (clique na imagem para ampliá-la) o artigo usando o conceito de "fair use" que NÃO EXISTE no nosso ordenamento jurídico...
[caption id="attachment_1086" align="alignleft" width="300"] Escola Sem Receita[/caption]
Após a leitura do texto deixei meu comentário lá nos jardins murados do FB. E para garantir que poderei achá-lo, replico-o aqui também :-)
Tirando a velha cantilena dos "nativos digitais", uma "ficção acadêmica" que parece ter caído nos gosto de todos, aponta um consenso: A Escola precisa deixar de ser ESPAÇO DE ENSINO para se tornar ESPAÇO DE APRENDIZAGENS! Mas como construir estas contra-hegemonias com gestores presos ao século XIX, com "especialistas que nunca entraram numa escola real lançando "frases de efeito" e com Professores cada vez mais "desempoderados" é que é o grande dilema...
No momento acredito que somente com rupturas, com compartilhamento de soluções locais e, portanto, baseada apenas em tecnologias abertas e não proprietárias e tendo sempre o pedagógico determinando as escolhas tecnológicas (e não contrário)! Flexibilizar e remixar a Escola é o caminho que vejo de onde olho (de dentro da sala de aula real!).
E você, de onde olha, enxerga um Sul para a Escola?
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