Questões Comentadas de Física
« Q7-2011-FísicaQ8-2011-Física »

Q9-2011-Física

  14.11.2012 16:43, by , Categories: UERJ, Discursiva
A prova original, assim como seu gabarito oficial, se encontram aqui.

Enunciado

Uma prancha homogênea de comprimento igual a 5,0 m e massa igual a 10,0 kg encontra-se apoiada nos pontos A e B, distantes 2,0 m entre si e equidistantes do ponto médio da prancha. Sobre a prancha estão duas pessoas, cada uma delas com massa igual a 50kg. Observe a ilustração: Admita que uma dessas pessoas permaneça sobre o ponto médio da prancha. Nessas condições, calcule a distância máxima, em metros, que pode separar as duas pessoas sobre a prancha, mantendo o equilíbrio.

Resolução:

Na situação limite, o momento da pessoa que se move deve ser igual ao momento da prancha mais o momento da pessoa que permanece no seu centro, em relação a um ponto arbitrário. Calculando-se os momentos em relação ao apoio da direita (B) e considerando que a pessoa da direita move-se para direita (da simetria da situação a solução será a mesma se fizéssemos outra escolha!): 100x1 + 500x1 = 500xD => D = 600/500 = 1,2 m A distância entre as duas pessoas será de 1 + 1,2 = 2,2 m

Comentário:

A dificuldade da questão é modelar o ponto em relação ao qual os momentos serão calculados. O candidato terá que fazer seu desenho para o cálculo dos momentos. Fora isso questão fácil. Nível médio de dificuldade.

No feedback yet


Form is loading...

Física nos Vestibulares

Nesse espaço vou disponibilizar resoluções de questões de física dos principais vestibulares do Rio de Janeiro.

Search

  XML Feeds

Web Site Engine
 

This collection ©2024 by Sergio F. de Lima

Contact | Help | b2evo skins by Asevo | b2evolution CMS