Trabalho Final
Autobiografia
Descrição do Caso
Rererência do Estudo de caso: Aluna com deficiência visual na graduação - uma abordagem Vygostkyana
Descrição do caso
A aluna (Selena - nome fictício) está matriculada numa Instituição de Nível Superior da rede privada em Belo Horizonte (MG). Atendida por 3 estudantes de extensão universitaria mais a professora responsável pelo atendimento educacional especializado.
A Selena teve perda total da visão por conta de complicações da diabetes. A perda foi repentina, primeiro de um olho e na semana seguinte do outro olho, só depois ela descobriu que tinha diabetes (não tinha tido nenhum sintoma anteriormente). Isso ocorreu momentos antes dela começar a faculdade.
Ela sentida falta de recursos e metodologias adaptadas para ela, por exemplo, a leitura de texto para ela não era uma estratégia eficaz.
Inicialmente ela teve dúvidas se seria possível acompanhar o curso, mas após conversa com o setor de atendimento educacional especializado da faculdade ela se convenceu que isso seria possível.
Inicialmente ela teve a mediação para a leitura e discussão dos materiais dispostos pelos professores por um extensionista da faculdade, além de amigos e familiares.
Ela tinha dificuldade de se locomover com independência e até mesmo de se adaptar ao uso de instrumentos de acessibilidade (bengala, por exemplo).
Ela também tinha dificuldade em acessar os materiais na plataforma de EAD da faculdade a despeito dos recursos de acessibiliddes do mesmo.
O fato dos extensionistas que faziam a mediação dos materiais para a Selena serem alunos do mesmo curso (psiciologia), facilitou um pouco a adaptação da mesma ao curso.
No caso da Selena, seus mediadores liam os materiais e faziam anotações para a mesma, além de acessarem o portal com os conteúdos estudados.