ERE-02 Fotografando
Ligação para o arquivo em MP3: ep-02
Ligação para o arquivo em OGG: ep-02
Conteúdo do Podcast
Na belíssima letra do samba "Disritmia" o Martinho da Vila, recita o trecho:
"Eu quero ser exorcizado
Pela água benta desse olhar infindo
Que bom é ser fotografado
Mas pelas retinas desses olhos lindos"
Por incrível que pareça a óptica envolvida na formação de imagem no fundo de nossas retinas é a mesma de máquinas fotográficas.
E esta é uma das características da ciência básica. Os conceitos fundamentais podem ser aplicados desde aparatos super simples, como uma câmara fotográfica pinhole, até sofisticados dispositivos de formação de imagens: Nossa visão, câmaras digitais e sensores CCD.
E qual é a óptica básica envolvida! Resumidamente é que a luz, do ponto de vista macroscópico, isto é, sem olharmos na escala de tamanho do microscópico, viaja em linha reta.
Objetos visíveis são aqueles que emitem ou refletem luz, no comprimento de onda que podemos perceber, estes raios luminosos podem ser captados por algum dispositivo sensível a esta luz. Nossa retina, sais de prata (fotografia analógica) ou um sensor ccd (câmaras digitais).
No século V a.C. já existiam referências à câmara escura em escritos chineses. A primeira imagem registrada em uma mídia (papel) - que hoje conhecemos como fotografia analógica - é de 1816 realizada pelo francês Joseph Nicéphore Niepce usando uma folha de papel tratada quimicamente.
A história da fotografia tem um capítulo interessante sobre a história do conhecimento aberto! Depois da fotografia do Niepce um outro francês Louis Jacques Mande Daguerre se juntou a ele e após várias tentativas e erros conseguiu um método de registrar uma imagem luminosa sobre uma placa de metal - chamada daguerrótipo. O Daguerre vendeu a patente do seu invento para o governo francês e este doou a humanidade. Oficializando e ajudando a popularizar a fotografia.
O resto da história (da fotografia) quase todo mundo conhece!
Repare que hoje, a busca por um tratamento ou vacina contra o corona vírus, é também uma corrida por quem vai ter a patente e ganhar muito dinheiro... Mas isso já um papo para outro episódio.
Voltando a nossa "fotografia"... tanto uma pinhole, uma câmara fotográfica digital de última geração ou nossas retinas têm a formação de imagem em seus "sensores" baseadas no mesmo princípio físico: Propagação retilínea da luz!
Esse papo ciência foi só um pretexto para ouvirmos mais ou pouquinho a belíssima Disritimia do Martinho da Vila.
Referências
- Resumo Histórico da Fotografia: Labclube
- Primeira fotografia: Made for Minds
- Daguerrótipo: Lab clube
- Pinhole: Aprendendo física