Introdução
O
Prof. José Carlos Antônio escreveu um excelente artigo com o título:
A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos eu escrevi um comentário, que por ter crescido um pouco resolvi publicar aqui no blogue e mandar um trackback pra lá...
Concordâncias e Discordâncias
Já entregando minha opinião: achei o artigo
Excelente. Mesmo usando conceitos/palavras que não gosto (
nativos digitais e "
inovação") o primeiro por ser um conceito hype
que não resiste ao crivo de muitas realidades brasileiras e o segundo pelo desgaste do termo por conta do seu uso excessivo para o marketing.
Mas são gostos pessoais, não absolutos :-)
O mais importante no excelente artigo é que o mesmo desloca o centro de gravidade da pouca inserção das TDICs na escola
dos Professores para, também,
incluir os gestores (locais, municipais, estaduais e federais).
Em geral, pessoas que não estão na sala de aula real há muito tempo, gostam de satanizar ou endeusar os Professores por não usar ou por usar as TDICs e nada falam dos gestores que favorecem ou dificultam o seu uso. Ou nada falam da superestrutura no qual Professores e gestores estão inseridos.
Apesar deste ponto positivo, há ainda o ranço de considerar que o uso das TDICs é uma questão de "inovação" e não de "
adequação ao novo contexto informacional"!
Penso que devemos escolher ferramentas e propostas não por serem "inovadoras" mas por atenderem as demandas de um
mundo aberto, com
superdosagem de informações e que exige pessoas que
aprendam para o resto da vida. Ou seja, uma ferramenta ou metodologia "antiga" pode ser a mais adequada a um objetivo específico da escola do que uma ferramenta/metodologia "inovadora"...
Novos problemas exigem novas abordagens para se alcançar suas finalidades. No caso da Escola o objetivo final é preparar nossos jovens para o mundo do trabalho e da cidadania de hoje e amanhã. E não ser uma instituição inovadora!
Num País continental julgo que é temerário se dizer que a Escola (no Brasil, que dirá no mundo) já é isso ou aquilo, particularmente se cravá que a Escola já é "
nativa digital".
Eu realmente acho que na verdade nós temos são muitos
apertadores de botões de softwares proprietários (ou ferramentas sociais) da moda... e ainda estamos longe mesmo de uma
Escola que compreenda os reais desafios de uma sociedade digitalizada! Mas isto já é outra história!
Mas repito. O artigo do
Professor José Carlos Antônio é excelente e recomendo fortemente que se você ainda não o leu,
faça isso agora!