Introdução
Redes Sociais são
hypes há bastante tempo. Então, 12 em cada 10 consultores, pesquisadores ou "
inovadores" em Educação adoram advogar o seu uso em educação formal (na Escola ou na Universidade) como facilitadores de aprendizagens e bla bla bla....
Numa conversa sobre este tema (
Redes Sociais em Educação),
no Youtbe, eu ponderei que não tinha visto
uma (01 apenas) pesquisa acadêmica que
comparasse turmas com e sem redes sociais para aferir o quanto as aprendizagens eram (ou não eram) impactadas pelas tão incensadas Redes Sociais.
O
Prof. João Mattar ponderou que
uma simples busca no Google Acadêmico me traria esses dados!
Abaixo indico o que
eu encontrei. (
Não sou pesquisador! Sou apenas um professor do ensino básico, crítico em relação ao oba oba das redes sociais na educação :-))
Redes Sociais e Educação no Portal Periódicos
A busca retornou
879 resultados para o termo "Redes Sociais e Educação"... puxa não tenho tempo de ler 879 sinopses... então fui para a
busca avançada e restringi os artigos que tivessem
aprendizagem no "assunto" do artigo. A busca retornou
1 artigo!:
Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo.
Bem resumidamente, os pesquisadores definem espaço colaborativo usam a rede social online
facebook como uma lista para discussão de problemas de matemática e daí concluem:
"
Este método colaborativo consiste em ter um diálogo permanente com os estudantes, desde prestar atenção na ação dos estudantes quando à curiosidade da matemática, até a compreensão das suas dificuldades demonstradas nas resoluções coletivas ou individuais.
Dessa forma, o uso desses recursos online pode se considerado um desafio à educação, na medida em que pode proporcionar um processo dinâmico de ensino-aprendizagem do qual os estudantes se sentem parte integrante. E, ao fazerem parte desse processo de ensino-aprendizagem, revelam-se estudantes com ações mais autônomas e responsáveis por sua
construção de conhecimentos."
Não sou especialista em educação, mas não vi nada na conclusão me dizendo que se eu usar o facebook com meus alunos eles vão melhorar seu desempenho ou, caso
não use uma rede social, não poderei criar estratégias para fomentar
aprendizagens colaborativas...
Redes Sociais e Educação no Scielo
Há
16 resultados, para a busca pelos termos
Redes Sociais e Educação restringindo somente ao Brasil. Dos 16 artigos,
nenhum deles (ok, só li os resumos feito pelos autores) fez uma comparação de desempenho entre alunos (ou cursos ou professores) que usam redes sociais e alunos (ou curso ou professores) que
não usam redes sociais em educação!
Entretanto, há um artigo muito interessante com o título
"Mitologias" em torno das Novidades Tecnológicas em Educação. Embora ele não discuta o que eu buscava (qual o impacto das tão incesadas redes sociais em educação) ele dá uma
relativizada no oba oba daqueles que acham "
vamos usar redes sociais em educação e nossos problemas estarão resolvidos..."
Redes Sociais e Educação no Google Acadêmico
A busca pelos termos "
Redes Sociais + educação" retorna
187000 resultados :-) Então vamos refinar:
Redes Sociais + educação + aprendizagem + desempenho +comparação e o retorno foi de somente
25200 resultados.
Zapeando até a terceira página
apareceu um (01) artigo que estuda o impacto das redes sociais com grupos de controle e testagem (estatística) sobre variância entre eles (
aleluia!). O artigo se chama:
Promovendo a aprendizagem através das redes sociais apoiada por um modelo de combinação social.
O artigo é bem interessante. Usaram o
SPSS para mastigar os dados e fizeram uma interpretação sobre os mesmos.
A conclusão deles é interessante (se está com preguiça de ler só a conclusão eu faço aqui meu resumo/leitura do mesmo):
- O modelo de "combinação social" usado em redes sociais genéricas (facebook, twitter, etc) é pouco explorado por pesquisadores!
- Os autores propõe um modelo de combinação social numa ambiente configurado por eles (aprendam!) chamado "Oráculous"
- No modelo que eles usaram (não qualquer rede social) há um aumento de desempenho na aquisição de conhecimento (usando uma métrica simples mas, enfim, usando uma métrica) que é evidenciada estatisticamente!
E daí? O que concluímos
Como
eu suspeitava (não é uma certeza acadêmica, relaxem!) no meu comentário lá no youtube, por algum motivo que escapa a minha compreensão de Professor da escola básica a "Academia" não está muito interessada na questão do impacto (ou não) das redes sociais na educação.
[Atualização]
O
Prof. João Mattar, no G+, indicou alguns artigos sobre o tema. Colo abaixo o comentário:
"
+Sérgio F. de Lima não sei exatamente o que e como você está buscando, mas não está encontrando artigos que explorem a aprendizagem com redes sociais. Aqui vão alguns exemplos:
- DeSchryver, Mishra, Koehleer e Francis (2009) comparam o uso do Facebook e do WebCT por alunos de química - http://gator.uhd.edu/~williams/AT/ChemOfFB.htm
- Menon (2012) estuda o uso do Facebook por alunos de Medicina
http://web.imu.edu.my/imuejournal/approved/5.Original_Menon_p21-23.pdf
- Pellizzari (2012) identifica melhoras em aspectos qualitativos de desempenho acadêmico em alunos de um curso de graduação de Matemática que usaram uma página no Facebook, incluindo algumas evidências de correlações positivas com notas e outras variáveis. http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2016139
- DiVall e Kirwin (2012) compararam o uso do Blackboard com uma página no Facebook em um curso de Farmácia. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmc3305941/
- Meishar-Tal, Kurtz e Pieterse (2012) exploram o uso do Facebook por alunos de Educação. http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1294/2295
Há muito mais coisa, mas fazer revisão bibliográfica é um processo lento, que exige tempo".
Há mais indicações de referências no blogue do Prof. João Mattar, especificamente,
aqui.
Pelo que li da primeira referência, terei que fazer um outro texto sobre este tema... aguardem e confiem :-)
[/Atualização]
Aparentemente há muito interesse acadêmico em estudos descritivos das mesmas e em se constatar sua aderência a teorias de aprendizagem e de comunicação... Beijinho no ombro do mundo real?
[…] Redes Sociais na Educação segundo a Academia – Parte I […]