Introdução
[Atualização]
[/Atualização]
Prof. Nelson Pretto e Profa. Maria Helena Bonilla no Erbase2015
Tive o prazer de participar de um painel no Erbase 2015 sobre Software Livre e Educação com os Professores Maria Helena Bonilla e Nelson Pretto moderado pelo Prof. Romilson Sampaio:
"O software livre tem um papel muito importante na educação por permitir que a informação possa ser disseminada com maior facilidade e menor custo. A partir disso buscar-se-á discutir nesse painel: as dimensões conceituais, políticas e culturais do software livre e das licenças abertas; As políticas públicas para inserção do software livre nas escolas públicas brasileiras; e os aspectos práticos que facilitam o trabalho do professor/aluno sob a perspectiva do uso de software livre."
O Prof. Nelson Pretto abordou as dimensões conceituais, políticas e culturais do Software Livre na Educação. A Profa. Maria Helena Bonilla abordou as políticas públicas de inserção dos Softwares Livres nas Escolas e eu pontuei a dimensão prática da adoção dos Softwares Livres como facilitadores para o uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação na sala de aula do "Professor Real", independente de equipes de TI (existentes e/ou conscientes da importância da liberdade para o conhecimento!).
* Um álbum da minha passagem (rápida, foi um "bate-e-volta") por Salvador-BA para o evento pode ser visto aqui.
Abaixo eu coloco o texto básico no qual se baseou minha fala (~ 15 minutos)!
Por que o Software Livre, também, facilita a adoção de TI nas Escolas
Aqui o áudio desta parte em OGG e aqui o áudio em MP3.
11 em cada 10 especialistas/curiosos/acadêmicos/alunos/professores/ e até torcedores do Fluminense de Feira de Santana apontam que a Escola precisa mudar e que, essa mudança, passa também por uma maior adoção dos recursos de TI nas nossas salas de aula. Se levarmos em conta os aspectos éticos, políticos e filosóficos abordados (ou que serão abordados) pelos Prof. Nelson Pretto e Profa. Maria Helena Bonilla veremos que o modo mais prático de efetivá-los é usar um software que permita:
- Adoção independente do hardware da Escola/Aluno/Professor;
- Adoção menos dependente do conhecimento prévio de tecnologia dos usuários (o suporte das comunidades de software livre é incomensuravelmente melhor e mais rápido do que de muitos softwares proprietários!);
- Maior potencial de reprodutibilidade/remixagem/evolução do uso em contextos educacionais;
- Melhor custo/efetividade;
- Melhor Robustez Técnica (TM @aracnus) - Robustez contra falhas e segurança aprimorada, inclusive contra vírus.
- etc...
A diferença entre um software que será instalado e usado e um que será instalado e abandonado dependem, em qualquer lugar e também na Escola, do modo como ele é implementado, usado e compartilhado.
Se existem restrições legais de instalação sua adoção na escola (ou pelo Professor) pode ser dificultada. Se existem poucos canais de suporte, o professor real (com sua carga de trabalho hecúrlea) vai deixá-lo de lado. Se não existe uma comunidade ativa e vibrante de usuários para animá-lo diante das dificuldades iniciais sua adoção falhará...
As políticas públicas de adoção de softwares livres em educação tem uma componente importante de indução de práticas mais éticas, empoderadoras e disruptivas na Escola. A escolha de paradigmas tecnológicos adequados (minimalismo tecnológico e tecnologias livres ou abertas) facilitarão, no dia-a-dia real da sala de aula, que as mudanças pelas quais a Escola urge passar possam ocorrer de modo mais efetivo e sistêmico.
Diante dos pontos abordados acima eu estou convencido de que só a há dois motivos para que um gestor de sistema escolar, Escola ou ambiente educacional não opte por softwares livres como paradigma de TI:
- Ou ele é mal assessorado em TI;
- Ou está na folha de pagamento de quem vendeu a solução proprietária adotada... se é que vocês me entendem!
Minha mini-lista de Softwares-Livres utilizados no dia-a-dia de minhas atividades docentes:
Obrigado!
4 comments
Comment from: Fred
![Fred Fred](http://www.gravatar.com/avatar/333b22b826f2ee21b9845f676ee8d428?size=64&default=https%3A%2F%2Fsfl.pro.br%2Fblogs%2Fmedia%2Fshared%2Fglobal%2Favatars%2Fdefault_avatar_unknown.jpg%3Fmtime%3D1661776866)
Comment from: oigreslima
![](https://sfl.pro.br/blogs/media/users/oigreslima/profile_pictures/_evocache/160x160xfit-sergio.jpg/crop-top-64x64.jpg?mtime=1588779223)
Não foi no nivel do Aracnus, mas fizemos o nosso melhor :-) A noite vou colocar o áudio completo de todas as falas…
Comment from: Sérgio F. de Lima
![Sérgio F. de Lima Sérgio F. de Lima](http://www.gravatar.com/avatar/964a65be79cba9fdb10bbd5287ab33ff?size=64&default=https%3A%2F%2Fsfl.pro.br%2Fblogs%2Fmedia%2Fshared%2Fglobal%2Favatars%2Fdefault_avatar_unknown.jpg%3Fmtime%3D1661776866)
Sérgio F. de Lima gosta de comment de Fred
Comment from: Sérgio F. de Lima
![Sérgio F. de Lima Sérgio F. de Lima](http://www.gravatar.com/avatar/964a65be79cba9fdb10bbd5287ab33ff?size=64&default=https%3A%2F%2Fsfl.pro.br%2Fblogs%2Fmedia%2Fshared%2Fglobal%2Favatars%2Fdefault_avatar_unknown.jpg%3Fmtime%3D1661776866)
Comentei no blogue
Bom saber que você conseguiu ir, @Sérgio F. de Lima . ;-)
Fomos bem representados. :-)