Filmografia

Produções sobre a temática: Inclusão e Diversidade

Legenda:

(V) - Visto; (I) - Indicado por terceiros.

OBS: para editar clique em editar (menu superior direito ou fim da página) e use a senha: filme

Produções

(I), (V) Como estrelas na Terra - Netflix

Filme indiano que conta a história de um menino com dislexia que é "salvo" do fracasso escolar por um professor (professor substituto) de arte sensível e dislexo. Como todo filme indiano é um pouco longo, mas é muito bonito. Risco de caírem cisco nos seus olhos!

(I), (V) Toc Toc - Netflix

Comédia espanhola que trata com humor e delicadeza (nesta ordem) o tema da neurodiversidade (ou neurotipos minoritários).

(V) Crip Camp Revolução pela Inclusão - Netflix

Documentário sobre um acampamento de verão, para jovens e adolescentes com deficiência (#pcd), nos anos 70, com monitores hippies. As imagens do acampamento serão um "rabo de arraia" no nosso #capacitismo...

De lá surgem algumas lideranças que organizam a luta política por leis de acessibilidade e inclusão ao longo de décadas nos EUA.

Produzido por duas pessoas que estavam no acampamento, com imagens do acampamento, depoimentos e registros jornalísticos dos eventos.

Uma narrativa que nos relembra a realidade dura, mas também que só a luta política e a esperança pragmática constroem uma sociedade mais acessível e #inclusiva

(V) A família Belier

Comédia francesa que conta a história de uma CODA (pessoa ouvinte filha de pessoas surdas) e seu desabrochamento para a vida. Um filme leve, alegre sobre pessoas com surdez. Risco de caírem cisco nos olhos.

(I) Hoje eu quero voltar sozinho

Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade. (sinopse do Adoro Cinema)

Temple Grandin

Biografia de uma pessoa com autismo e altas habilidades.

(I), (V) 37 segundos

Yuma é uma jovem de 23 anos, excelente criadora e desenhista de mangás, que tem paralisia cerebral, e por conta disso, tem dificuldades motoras e de mobilidade! Vive com sua mãe e trabalha (desenhando mangás) com sua prima. Em busca de autonomia acompanhamos a viagem exploratória da jovem pelo mundo e o seu modo particular de lidar com as opressões do capacitismo... (no link, a resenha completa do filme).

Indicações

Quer indicar um filme, documentário, peça de teatro, etc sobre a temática inclusão e diversidade? Por gentileza envie para: sergio arroba sergioflima ponto pro ponto br use no campo assunto: Indicação de obra sobre diversidade/inclusão

Referências

- 7 Filmes para abordar Inclusão de pessoas com deficiência


Voltar para AEE

Pagina modificada em jun. 18/06/2024 16:13