Introdução
A ideia de um
PLE -
Personal Learning Environment ou, em bom português,
Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA) está muito bem apresentada
nesta entrada do
blogue do Paulo Simões.
Nesse texto apresento,
minha visão pessoal (impregnada, obviamente, da minha visão de mundo), sobre as características técnicas que julgo necessárias para um bom
Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA/PLE). A ordem das características é arbitrária. Sugestões e críticas são muito bem vindas.
Características Desejáveis de um PLE/APA
- Minimalista - Menos é mais, também, em Educação! O seu foco deve ser gerenciar suas aprendizagens e não gerenciador de aprendizagens! Assim, a ferramenta escolhida (ou as ferramentas escolhidas) devem ter a simplicidade como paradigma.
- Acessível de Dispositivos Móveis Cada vez mais teremos uma computação ubíqua. Então seu PLE/APA precisa ter o máximo de acessíbilidade em qualquer dispositivo que se conecte ao mesmo.
- Exportável - As tecnologias evoluem muito rápido e, em tese, um PLE/APA só faz sentido como projeto de longo prazo. Assim, uma plataforma pessoal de aprendizagem deve suportar migrações de conteúdo para outras plataformas/ferramentas caso isto se faça necessário, por qualquer circunstância. Se você ainda armazena sua produção intelectual em formatos proprietários saiba que, no médio e longo prazo, esta é um atitude temerária!
- Ubíquo - O acesso, a manutenção ou o envio de conteúdo para sua plataforma de gerenciamento de aprendizagens deve, tanto quanto possível, independer de sistema operacional, dispositivos e/ou tecnologias. Não importa se você está num Desktop/Notebook, num Táblete ou num Telefone Inteligente (smartphone). Considere que as aprendizagens ocorrem o tempo todo e em todos os lugares. Sua plataforma deve ser resiliente a esta condição fundamental!
- Controle total nas minhas mãos - Evidentemente que maior simplicidade pode implicar em menor controle sobre a plataforma. Um ponto de equilíbrio entre simplicidade e controle deve ser buscado. A despeito disto, não confie sua plataforma de gerenciamento de aprendizagens a grandes ou pequenos serviços na nuvem. Além das letrinhas miúdas, das condições de uso, não há garantias de que no médio ou longo prazo o serviço continuarão existindo. Na era da informação, sua produção é seu patrimônio mais valioso!
- Possibilidade de Mashups - O fato de você buscar controle da sua produção não implica que a mesma não possa circular e/ou interagir com outras plataformas ou serviços da web 2.0.
Minha Escolha
Com base nas características expostas acima e na cena atual (abril de 2011) da tecnologia web eu escolhi configurar meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem usando o B2evolution em DomÃínio Próprio.
O B2Evolution, suporta multi-blogues, o que permite que com uma única instalação você possa construir quantos espaços pessoais de publicações você deseje. A simplicidade do uso e gerenciamento do mesmo, o uso de formatos abertos (html, css, php), ferramentas nativas de importação e exportação de conteúdos, além de ter o código aberto, possibilitando todo tipo de personalização e hacking tornam o B2Evolution a minha escolha pessoal para a construção do meu Ambiente Pessoal de Aprendizagem.
Este espaço é meu caso de estudo e ambiente de experimentação!
[...] de ler este excelente artigo do José Mota eu tinha rascunhado minha proposta pessoal de PLE: Configurando um PLE – Parte I bb_keywords = "#jovaed"; bb_bid = "1739"; bb_lang = "pt-BR"; bb_name = "custom";bb_width = [...]