Arquivos, em formatos abertos, do Projeto DE do Colégio Pedro II biênio 2014-2016
Posted by admin on Feb 01 2014 in Academia
Introdução
Estou realizando o CAMO/MOOC sobre PLE que começou dia 13/01/2014 mas eu só começei o curso no dia 31/01/2014. Portanto estou realizando agora as tarefas da semana 01.
Tarefa 06 - semana 01 - #eduPLEmooc
A idéia é criar uma nuvem de palavras para o blogue que usaremos no curso. Vou suar meu e-portifólio para o curso. Assim segue abaixo a núvem de palavras do mesmo:
Clique na imagem para ampliá-la
E, como bônus, a nuvem de palavras do meu blogue sobre TICs e eEducação:
Clique na imagem para ampliá-la
Ambas as nuvens forma feitas no wordle
Posted by admin on Nov 15 2013 in Reflexão
Introdução
Esta semana estive um pouco ausente por conta de outras tarefas, mas seguem aqui, sem muito aprofundamento no momento, mais algumas impressões e/ou emergências deste CAMO/MOOC.
Ideias e Emergências
- Se na EAD o aluno deve desenvolver disciplina e auto-estudo num CAMO/MOOC isto é mais imperativo ainda! Gerenciar a superdosagem de informação é um competência que acaba se desenvolvendo nesta modalidade de curso
- Num Hangout sobre os CAMO/MOOC o Prof. João Mattar falou sobre as características desta "modalidade" de curso. Aprendi a pronuncia de Mattar
- Pelo que entendi da sua fala (no vídeo) a questão da momenclatura MOOC e não CAMO ou COMA ou outra qualquer é uma questão de "pegar" ou "não pegar"! Eu entendo que usar seu idioma em detrimento de outro é uma opção ideológica! Ou você considera que existe um idioma que é melhor que outros ou você considera que todos os termos devem ter uma "localização ou acessibilidade linguística"! SIDA/AIDS ou só AIDS; CAMO/MOOC ou só MOOC, Football ou Futebol na minha opinião, é uma questão de submissão ou não submissão cultural. Mas isto é uma questão de valores e gosto pessoal. Não é uma questão de certo ou errado! A palavra também liberta!
- O mais interessante que retirei do vídeo é o fato dos CAMO/MOOCs conectivistas (CAMOc ou cMOOC) serem experimentações! Exploram os aspectos práticos da teoria de aprendizagem/comunicação Conectivismo! Já os chamados xMOOCs são CAMO/MOOCs mais estruturados ou centrados no conteúdo!
- É interessante ver que alguns teóricos da aprendizagem (G. Siemens e Stephen Downes) realizam experimentos com suas teorias. Algo raro em ciências sociais! (campo de força ativar!)
Estas são ideias que ainda precisam ser estendidas, refletidas e aprofundadas! Sintam-se a vontade para, nos comentários ou nos seus blogues, aprofundarem, polemizarem e etc.
Afinal, é na interação social e através da linguagem que as aprendizagens são favorecidas
Posted by admin on 07 Nov 2013 in Reflexão
Introdução
O Prof. João Mattar está coordenando o terceiro Curso Aberto Massivo e Online (CAMO/MOOC) em pt-br. Desta vez sobre Tutoria. Continuam usando apenas o acrônimo em inglês (não estou reclamando nem criticando, ok!) ;-)
Nem adianta seguir o apontador. As inscrições foram fechadas no dia 04/11/2013. Foi mal :-)
No primeiro CAMO/MOOC foram utilizados um conjunto de interfaces da chamada WEB 2.0 e fiquei meio perdido por ter uma mente muito cartesiana (é uma limitação minha não do curso, pode guardar suas pedras!).
Desta vez está sendo utilizado o Moodle como plataforma para o curso, o que já diminui em muito a dispersão das conversas, sinapses e interações que podem ocorrer num curso desta modalidade.
Afim A fim de fazer minhas próprias sistematizações das aprendizagens ocorridas no curso, tentarei blogar (primariamente para meu próprio consumo) as ideias, pensamentos, dúvidas e demais emergências que surjam da minha participação no CAMO/MOOC Tutoria. Afinal, APA/PLE tem tudo a ver com a perspectiva conectivista de aprendizagens (que é uma matriz teórica subjacente aos CAMO/MOOCs).
Ideias e emergências
Vou procurar fazer apontamentos curtos que poderão ser estendidos em textos posteriores...
- COMA é como os espanhois da UNED se referem aos cursos online masivos y abiertos! Porque afinal, acessibilidade linguística não é coisa de xiitas brasileiros :-) Dica do Gonzalo Enrique! Aliás, Neste artigo referenciado no curso, aprendi novos termos usados em EAD com acessibilidade linguística!
- Algumas pessoas (na verdade uma pessoa defendeu isto explicitamente) julgam que a ideia de evasão não pode ser aplicada em CAMO/MOOCs: "Pelo pouco que sei,o conceito de evasão não se encaixa no Mooc pois o conceito aqui é de que cada um aproveita o que achar relevante, sem uma obrigatoriedade de cumprimento de atividades e, portanto, sem evasão. É um palpite na verdade..." No mínimo achei uma questão interessante para pensar e aprofundar!
- Uma observação que fiz, foi que muita gente ainda tem uma excessiva preocupação se um curso vai entregar um certificado. Acho isso curioso, num contexto informacional em que tudo muda muito rápido, ter um certificado "pode significar apenas" ter um papel para fins sentimentais. Eu tenho um certificado que prova que fiz 20h de DOS. Você não sabe o que é DOS? Viu como certificados são irrelevantes!
- E por último, mas não menos importante, estou mudando minha opinião sobre o Moodle! Para cursos massivos (muitos alunos) o seu gigantismo pode ser bastante útil...
Por hora é só! Mais ideias e emergências em próximas entradas (notas) por aqui...
E sim, sinta-se a vontade para estender as conversações!