CAMO/MOOC Tutoria - Notas do Curso #01
Introdução
O Prof. João Mattar está coordenando o terceiro Curso Aberto Massivo e Online (CAMO/MOOC) em pt-br. Desta vez sobre Tutoria. Continuam usando apenas o acrônimo em inglês (não estou reclamando nem criticando, ok!) ;-)
Nem adianta seguir o apontador. As inscrições foram fechadas no dia 04/11/2013. Foi mal :-)
No primeiro CAMO/MOOC foram utilizados um conjunto de interfaces da chamada WEB 2.0 e fiquei meio perdido por ter uma mente muito cartesiana (é uma limitação minha não do curso, pode guardar suas pedras!).
Desta vez está sendo utilizado o Moodle como plataforma para o curso, o que já diminui em muito a dispersão das conversas, sinapses e interações que podem ocorrer num curso desta modalidade.
Afim A fim de fazer minhas próprias sistematizações das aprendizagens ocorridas no curso, tentarei blogar (primariamente para meu próprio consumo) as ideias, pensamentos, dúvidas e demais emergências que surjam da minha participação no CAMO/MOOC Tutoria. Afinal, APA/PLE tem tudo a ver com a perspectiva conectivista de aprendizagens (que é uma matriz teórica subjacente aos CAMO/MOOCs).
Ideias e emergências
Vou procurar fazer apontamentos curtos que poderão ser estendidos em textos posteriores...
- COMA é como os espanhois da UNED se referem aos cursos online masivos y abiertos! Porque afinal, acessibilidade linguística não é coisa de xiitas brasileiros :-) Dica do Gonzalo Enrique! Aliás, Neste artigo referenciado no curso, aprendi novos termos usados em EAD com acessibilidade linguística!
- Algumas pessoas (na verdade uma pessoa defendeu isto explicitamente) julgam que a ideia de evasão não pode ser aplicada em CAMO/MOOCs: "Pelo pouco que sei,o conceito de evasão não se encaixa no Mooc pois o conceito aqui é de que cada um aproveita o que achar relevante, sem uma obrigatoriedade de cumprimento de atividades e, portanto, sem evasão. É um palpite na verdade..." No mínimo achei uma questão interessante para pensar e aprofundar!
- Uma observação que fiz, foi que muita gente ainda tem uma excessiva preocupação se um curso vai entregar um certificado. Acho isso curioso, num contexto informacional em que tudo muda muito rápido, ter um certificado "pode significar apenas" ter um papel para fins sentimentais. Eu tenho um certificado que prova que fiz 20h de DOS. Você não sabe o que é DOS? Viu como certificados são irrelevantes!
- E por último, mas não menos importante, estou mudando minha opinião sobre o Moodle! Para cursos massivos (muitos alunos) o seu gigantismo pode ser bastante útil...
Por hora é só! Mais ideias e emergências em próximas entradas (notas) por aqui...
E sim, sinta-se a vontade para estender as conversações!
Sérgio F. de Lima é Prof. de Física no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.