CAMO/MOOC Tutoria - Notas do curso #02
Posted by admin on Nov 15 2013 in Reflexão
Introdução
Esta semana estive um pouco ausente por conta de outras tarefas, mas seguem aqui, sem muito aprofundamento no momento, mais algumas impressões e/ou emergências deste CAMO/MOOC.
Ideias e Emergências
- Se na EAD o aluno deve desenvolver disciplina e auto-estudo num CAMO/MOOC isto é mais imperativo ainda! Gerenciar a superdosagem de informação é um competência que acaba se desenvolvendo nesta modalidade de curso
- Num Hangout sobre os CAMO/MOOC o Prof. João Mattar falou sobre as características desta "modalidade" de curso. Aprendi a pronuncia de Mattar
- Pelo que entendi da sua fala (no vídeo) a questão da momenclatura MOOC e não CAMO ou COMA ou outra qualquer é uma questão de "pegar" ou "não pegar"! Eu entendo que usar seu idioma em detrimento de outro é uma opção ideológica! Ou você considera que existe um idioma que é melhor que outros ou você considera que todos os termos devem ter uma "localização ou acessibilidade linguística"! SIDA/AIDS ou só AIDS; CAMO/MOOC ou só MOOC, Football ou Futebol na minha opinião, é uma questão de submissão ou não submissão cultural. Mas isto é uma questão de valores e gosto pessoal. Não é uma questão de certo ou errado! A palavra também liberta!
- O mais interessante que retirei do vídeo é o fato dos CAMO/MOOCs conectivistas (CAMOc ou cMOOC) serem experimentações! Exploram os aspectos práticos da teoria de aprendizagem/comunicação Conectivismo! Já os chamados xMOOCs são CAMO/MOOCs mais estruturados ou centrados no conteúdo!
- É interessante ver que alguns teóricos da aprendizagem (G. Siemens e Stephen Downes) realizam experimentos com suas teorias. Algo raro em ciências sociais! (campo de força ativar!)
Estas são ideias que ainda precisam ser estendidas, refletidas e aprofundadas! Sintam-se a vontade para, nos comentários ou nos seus blogues, aprofundarem, polemizarem e etc.
Afinal, é na interação social e através da linguagem que as aprendizagens são favorecidas
Sérgio F. de Lima é Prof. de Física no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.
Prof. Física no Ensino Médio e um entusiasta da inteligência humana. Mais? Leia meu Sobre!