Refletindo e documentando minhas aprendizagens

Latest Comments

In response to: Configurando um PLE - Parte I

Comment from: TICs na Educação - Evernote ou Blogue? Visitor

TICs na Educação - Evernote ou Blogue?

[…] num contexto educacional, não importa em que lado do balcão você se encontre (Professor ou aprendente) devem estar disponí­veis no curto, médio e longo prazo. Mantê-las, no seu próprio […]

13.02.2013 @ 22:23

In response to: Configurando um PLE - Parte I

Comment from: TICs na Educação - O que eu espero numa capacitação de Professores? Visitor

TICs na Educação - O que eu espero numa capacitação de Professores?

[…] impressos sabem que no atual contexto informacional em que vivemos todos os profissionais devem se capacitar continuanente. Não seria diferente com Professores! Mas deveria (EMHO) ser diferente “a forma” de […]

14.01.2013 @ 16:44

In response to: Configurando um PLE - Parte I

Comment from: TICs na Educação - Ganhei meu Tablete Educacional, que faço com ele ag Visitor

TICs na Educação -  Ganhei meu Tablete Educacional, que faço com ele ag

[…] Configurando um Ambiente Pessoal de Aprendizagem – Como um Ambiente Pessoal de Aprendizagem pode fazer sentido agora que você tem um “dispositivo de consumo de conteúdo” para levar para todo lugar! […]

10.01.2013 @ 03:33

In response to: Configurando um PLE - Parte I

Comment from: TICs na Educação Blog Archive » Aulas 2.0 Visitor

TICs na Educação Blog Archive » Aulas 2.0

[…] o conceito de PLE/APA (Personal Learning Enviromments/Ambientes Pessoais de Aprendizagem) para nos encaminhar nesse […]

18.04.2012 @ 15:56

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei | Ambiente Pessoal de Aprendi Visitor

E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei | Ambiente Pessoal de Aprendi

[…] E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei … na Jovaed-2011 de duas atividades ligadas ao estudo dos Personal Learning Enviroment/Ambientes Pessoais de Aprendizagem(PLE/APA): Demonstração Prática de Construção de um PLE – organizado/dinamizado pelo … Source: emrede.blog.br […]

4.11.2011 @ 03:22

In response to: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comment from: E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota | Ambiente Pessoal de Visitor

E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota | Ambiente Pessoal de

[…] E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota Introdução. Estou participando do Jovaed-2011 em duas atividades ligadas ao estudo dos Personal Learning Enviroment/Ambientes Pessoais de Aprendizagem(PLE/APA): Demonstração Prática de Construção de um PLE … Source: emrede.blog.br […]

3.11.2011 @ 00:24

In response to: PLE - Lista de Artigos

Comment from: E-portifólio » PLE – Lista de Artigos | Ambiente Pessoal de Aprendizagem | Scoop. Visitor

E-portifólio » PLE – Lista de Artigos | Ambiente Pessoal de Aprendizagem | Scoop.

[…] E-portifólio » PLE – Lista de Artigos Prof. Sérgio Lima. Como projeto do curso e-portifólios resolvi começar meu portifólio de aprendizagens on-line (e-portifólio). Por mais óbvio que seja, vale lembrar: é uma "obra em movimento". … Source: emrede.blog.br […]

3.11.2011 @ 00:20

In response to: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comment from: Paula Ugalde Visitor

Paula Ugalde

Olá Sergio!! :)

Tudo bem? Passei para rever a atividade e fiquei ‘curiosa’…:D

Por que será que ‘virei’ sem rosto aqui??? Antes aparecia?!

[ ]’s

26.09.2011 @ 09:36

In response to: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comment from: E-portifólio » PLE – Lista de Artigos Visitor

E-portifólio » PLE – Lista de Artigos

[…] pensava que o tema PLE era bem recente. Mas já existe uma extensa (e crescendo) lista de artigos acadêmicos sobre o […]

23.09.2011 @ 11:07

In response to: Olá

Comment from: dika » E-portifólio Visitor

dika » E-portifólio

[…] E-portifólio Aprendendo […]

10.09.2011 @ 18:45

In response to: Olá

Comment from: » E-portifólio Visitor

» E-portifólio

[…] E-portifólio Aprendendo […]

10.09.2011 @ 18:31

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Member

Opa Patrícia,

Sem dúvida, ter as indicações de referências por onde começar a explorar um tema (principalmente algo novo e contemporâneo como PLE) é algo valioso e que o evento nos (aos participantes) proporcionou.

Apesar de final de junho/início de julho ser um período corrido pra mim (provas para corrigir e notas pra fechar) vou fazer um esforço pra acompanhar o evento que indicastes. Obrigado mais uma vez pela indicação e pelo #Jovaed!

abs

25.06.2011 @ 17:20

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Patrícia Bassani Visitor

Patrícia Bassani

Olá Sérgio,

Obrigada pela tua participação e envolvimento na atividade! Penso que o mais interessante nestes eventos tipo MOOC é a possibilidade de ter acesso a materiais interessante e a ampliar a nossa rede de contatos.
Se tens interesse em pesquisar mais sobre o assunto (e de certa forma te envolver na proposta de PLE e PLN) tem agora outro MOOC - em inglês. Te anima?
É o #eduMOOC - https://sites.google.com/site/edumooc/

abraço,
Patrícia

24.06.2011 @ 23:54

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Member

Opa Paulo,
O saldo da atividade foi muito positivo. Esse “ficar com água na boca” é só um dos indícios. Obrigado por nos proporcionar essa experiência.

22.06.2011 @ 17:20

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Paulo Simões Visitor

Paulo Simões

Olá Sérgio.
Obrigado pelas elogiosas referências.
Este tipo de atividade deixa sempre “muita água na boca". Pessoas vão entrando e saindo das atividades, quase sempre sem deixar rasto.
Tentei não disperssar muito a discussão, mas compreendo que é sempre complicado isso acontecer nestes contextos.
Talvez, quem sabe, uma próxima atividade poderia ser como organizar o meu PLE para acompanhar a JOVAED, ;)
Estamos por aí ;)
Abraço

22.06.2011 @ 16:39

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Member

Opa Daisy,

Por isso acho temerário guardar coisas em serviços de terceiros… não temos um controle fino das coisas, no contexto de um PLE isso, pra mim, é importante.

O registro da discussão, num contexto de aprendizagens (vale para PLE e para outros contextos) é interessante para socializar com outros um “estado da discussão” numa certa data.

Pessoalmente, serve como “marcos” de como nos movemos em relação a temas e competências. No conexto específico de um PLE eu vislumbro isto como algo importante/interessante para delinear como estamos evoluindo/involuindo num tema/etc.

Sistematizar não é congelar! Sistematizar é uma tentativa, subjetiva, de dar um sentido as coisas! Fazemos isto, desde quando inventamos a escrita, a fala e os símbolos. É humano sistematizar! A não-sistematização é contraproducente, simples assim :-)

E sim, foi ótimo conversar, concordar e divergir com você! É sempre uma oportunidade única e rica de se aprender! Estaremos sim, nos esbarrando pela rede e, da minha parte, sempre torcendo para que seja, preferencialmente, em interfaces mais ricas que os 140 caracteres :-)

abração

22.06.2011 @ 15:01

In response to: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comment from: Daisy Grisolia Visitor

Daisy Grisolia

Olá Sergio…não sei dizer porque seus comentários desapareceram do FB… Discordamos certamente em um ponto…valorizo mais o processo, a discussão em si, do que o registro da discussão. Isto não quer dizer que manter as coisas guardadas não seja importante, só quer dizer que valorizo mais o momento da ação, o que se descobre na e durante a discussão. Mas sempre me preocupam as tentativas de sistematização, como se as coisas pudessem ser congeladas numa ordem entendida como a melhor ordem. Como quem define o que é melhor e a partir de que princípios nunca fica muito claro, fizemos uma tentativa de construir um espaço de ancoragem no wikispaces (http://inovareduca.4inov2u.wikispaces.net) na qual todos os participantes podem editar e publicar aquilo que julgarem mais relevante e significativo. De qualquer forma, foi muito bom ter conversado com você e espero que nos encontremos muitas vezes mais pela web…abs Daisy

22.06.2011 @ 14:41

In response to: Configurando um PLE - Parte I

Comment from: #jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima Visitor

#jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima

[…] PLE/APA. E, mais importante de tudo, sedimentou mais ainda minha convicção sobre como configurar MEU PLE e para onde devo direcionar meus esforços de aprendizagem sobre o […]

22.06.2011 @ 14:26

In response to: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comment from: Member

O que é mais legal nesta web2.0 é que estamos sempre em construção… então até nossos lapsos de digitação podem ser corrigidas. Eu Acertei a digitação e deixei o segundo comentário também como um testemunho desta possobilidade positiva nos novos tempos. “erros"não devem ser satanizados… são caminhos possíveis para nosso avanços.

abração pra ti e obrigado por engajar-se, também, nas conversações.

16.06.2011 @ 15:09

In response to: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comment from: cadre Visitor

cadre

Grande Sergio! Brillhante resumo …
aproveito para deixra o convite >
24 horas no ar x 7 dias por semana até 21 de jun …. se você não se inscreveu ainda …. você não saba o que está perdendo … JOVAED Jornada Virtual de Educação a Distância http://sitemeu.net/to3su9/ e http://sitemeu.net/na7Ce4/

16.06.2011 @ 14:36