Introdução
A Associação dos Docentes do Colégio Pedro II - ADCPII é uma entidade com com mais de 30 anos de organização e luta por um Pedro II mais democrático, inclusivo e republicano. Para além de questões sindicais (que são igualmente importantes) sempre esteve a frente das lutas por avanços na democracia participativa do Colégio Pedro II, por uma docência para além da mera repetição propedêutica de conteúdos...
Entre outras, lutou por eleições diretas para Reitor, Diretores de unidades (hoje campi), chefias de departamento, coordenadores de disciplina, etc. Quem chega agora (nos últimos 10 anos) no Colégio Pedro II pode imaginar que isso sempre foi assim! Não foi! Cada vez mais nos afastamos de um "Imperial Colégio Pedro II" para nos tornarmos um Colégio Pedro II mais republicano e democrático! E a ADCPII (junto com outras entidades do Colégio) tem suas digitais nessas mudanças.
Roda de Conversa e Passando o Bastão
Crédito da Imagem: Denise Sayde
Ontem, 07/12/2017, fizemos uma roda de conversa sobre a história da ADCPII e fizemos a posse da nova diretoria para o biênio 2018-2019 Educação: Luta e Esperança. Ouvimos várias Professoras guerreiras e históricas, entre elas para citar apenas duas, as Professoras Jurema Gomes e Helena Godoy... Ouvir as histórias pessoais de Professoras e Professores do Colégio Pedro II e suas lutas e militâncias na ADCPII e no Colégio Pedro II é algo que sempre nos melhora como educadores e como cidadãos, principalmente, no atual contexto histórico em que vivemos no Brasil: retrocessos, apatia e desânimo generalizado...
"
Créditos da Foto: Silvana Bayna
Aprendizagens
A despeito das dificuldades atuais dos movimentos sociais no Brasil e, em particular, da ADCPII, que vive um momento de "crise" de participação, renovação de quadros e, arriscaria dizer, de identidade, para mim foram dois anos de muita aprendizagem!
Eu, sinceramente, me sinto até culpado de não ter "chegado mais junto" com as minhas colegas de gestão! Mais saio desta gestão melhor do que entrei. Mais politizado, mais corajoso (essas mulheres são phodas!)e, mais importante de tudo, com mais disposição e esperança para as lutas que virão. Com o perdão da expressão patriarcal, essas mulheres são "pica das galáxias".
Carolina Monteiro, Denise Rezende, Denise Sayde, Jurema Gomes, Maria Cristina Galvão e Rosane Gomes eu gostei das nossas "tretas", das nossas reuniões e das tarefas que conseguimos cumprir. Claro que sempre ficam vários projetos incompletos pelo caminho... Como já disseram: "Há uma diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho". Pra mim, foi muito legal trilhar este caminho com vocês.
Estamos e continuamos na luta!