...ou pensando alto sobre como administrar a super-dosagem de informações que os blogues nos trazem!
Nota desta Edição: Este texto foi originalmente publicado (com pequenas alterações) no Webinsider. Publico-o novamente aqui para fins de documentação pessoal!
Não, esta entrada não discute como os blogues são, mas sim, como poderíamos ler, de modo efetivo, os blogues de nosso interesse!
Quem já é usuário do Last.fm sabe como esse sistema é útil para que o usuário ouça, cada vez mais, músicas do seu interesse...:
"A Last.fm, aproveitando a inteligência coletiva dos milhares de usuários tagueando cada música, consegue definir com certa precisão aquilo que você gosta porque sempre ouve e aquilo que você nunca ouviu, mas vai gostar. O assinante do serviço conhece músicas novas que nunca ouviu mas que certamente tem grandes chances de gostar." (Webinsider - Gilberto Alves Jr.)
Agora imagine que existisse um sistema, nestes moldes, para agregação de feeds de blogues:
Características desejáveis do ponto de vista do leitor de blogues
Você assinaria as tags/etiquetas/assuntos do seu interesse, personalizando quantas entradas com aquela tag/etiqueta/assunto você desejasse ler. Exemplo (hipotético):
Eu desejo ler, por dia, no máximo 200 feeds, assim distribuídos: Educação e/ou ciência-25%; Software-Livre/Open-source-25%; Tecnologia-10%; Brasil/Internacional/notícias-10%; meu blogroll(qualquer coisa)-30%.
Toda vez que eu lesse um feed eu poderia, se desejasse/tivesse tempo, dar uma nota (um clique entre 1 e 5, por exemplo) ao mesmo. Assim, leitores com gostos parecidos com o meu, poderiam se beneficiar da "inteligência da multidões"!
Do ponto de vista do leitor, você acaba recebendo só os assuntos que te interessam dos seus blogues preferidos! Aumentando a probabilidade desta informação ser relevante pra você!
Pense em conteúdo personalizado pelo usuário!
Características desejáveis do ponto de vista do autor do Blogue
Tal sistema poderia ter uma opção gratuita e uma opcão de assinatura! Assim os blogues seriam remunerados proporcionalmente ao número de assinantes do seu feed (por tags) e pela pontuação média dada por seus leitores!
Se o número de usuários for muito grande, a remuneração do blogueiro pode ser (estou especulando!) motivadora para que ele escreva conteúdos focados no leitor (e não em paraquedistas!). O que, convenhamos, é bom para o blogueiro e para os leitores inteligentes!
Por questões legais, blogues distribuídos sob copyright, só seriam agregados se, explicitamente inscritos por seus autores. Blogues sob licenças mais antenadas com a Era da Informação, poderiam ser agregados automaticamente!
Assim, teríamos um agregador de feeds com foco em tags/etiquetas/assuntos/ e não em feeds individuais! Uma espécie de planeta, mas onde o usuário controla que tags/etiquetas/assuntos quer receber!
Concluindo
Como você pode perceber, alguns sistemas atuais já estão muito próximo disto, por exemplo: Rec6, Blogblogs e Wasabi, etc.
Do modo como eu vejo as coisas, os que mais se aproximam são o Wasabi e Blogblogs, com o Wasabi levando vantagem no item, personalização e catagorização!
Será que em breve teremos algo com estas características? Desenvolvedores e empreendedores (da Web 2.0), só vocês poderão nos salvar :-)
* “Blogues” é a grafia com acessibilidade linguística . No título foi usado “blog” por um critério de SEO (do bem, eu penso!)
Do Festy Fawn
Já fiz isso com o Digg e o Google Blog Search, através da busca de feeds via tags, todo dia tenho no GReader as últimas atualizações sobre os assuntos, problema é filtrar. Acho que um serviço que remunerasse por conteúdo poderia transformar tudo em spam. Quanto à licença CC, confesso que a coisa começa a incomodar, meu conteúdo utiliza Copyright e já cansei de ver meus posts em vários agregadores que o Technorati me avisa, quando colocam link. Se adotar CC, são capazes de colocar o nome deles como autor e ainda me processar por plágio :-) .
====
Opa Noronha!
Seria uma excelente entrada no seu blogue descrever como você implementou isto no digg e no google blog search (que eu acho que fiz algo parecido). Mas o problema da filtragem, ainda é o calcanhar de Aquiles :-)
A questão da nota dos usuários seria uma tentativa de minimizar o spam! spam seria marcado com zero, por exemplo e muitos zeros classificariam a entrada como spamm!
Sobre a questão do Copyright x Creative Commons elas facilitam o compartilhamento (sob certas condições menos restritivas) mas não tem como objetivo evitar o uso indevido. O combate do uso indevido (para as duas licenças) deve ser feita do mesmo modo: Notificação amigável > notificação judicial > ação cívil!
Ainda que conscientizar seja mais demorado, lva a efeitos mais consistentes... mas é uma luta difícil!
[]'s