Introdução
Dando uma limpada no meu leitor de rss (retirando fontes que não estão mais no ar, mas mantendo as que estão adormecidas - as vezes por anos - Suzana Gutierrez, Egui Branco, Suely Aymone, etc... estou olhando pra vocês) descobri o e-livro: Mídias Digitais e Mediações Interculturais. No momento disponível no formato proprietário e fechado da Amazon. Mas, diante do cenário golpista de restrição e garroteamento de verbas para a Educação (o que atinge em cheio as Universidades Federais) e do íngrime caminho burocrático para publicação de e-livros talvez este tenha sido o único caminho possível...
Micro-Resenha
Tenha em mente que eu sou um leitor não acadêmico, querendo me manter atualizado com o que emerge da Academia nas áreas de Tecnologias da Informação e Educação. Não sou especialista! Então é uma resenha no melhor espírito da Web 2.0: amadores contribuindo para a "inteligência das multidões"! Mas tergiverso...
Dando uma espiada rápida nos temas dos 11 artigos que compõe o livro, devo dizer que me interessei mesmo pela primeira metade do livro:
A segunda metade está mais afastada dos meus interesses profissionais e acadêmicos embora seja sempre bom ter uma ideia de como anda a cena das pesquisas acadêmicas para além dos nossos interesses e gostos "intelectuais" (?).
A ideia deste tipo de livro é publicizar as pesquisas mais recentes de um grupo ou instituição de pesquisa, mas com um texto mais leve e acessível, sem perda de rigor acadêmico. E, o que acho mais importante, informar para aqueles que estão longe da Academia quais são as referências a serem acompanhadas/estudadas por quem deseja retornar aos ares acadêmicos!
E, neste sentido, o livro atinge em cheio o alvo! Leitores que atuam (ou pretendem atuar) profissionalmente no ensino superior ou no ensino a distância irão se beneficiar mais da leitura. Mas, mesmo leitores que atuam (ou pretendem atuar) na educação básica (e não pretendam sair da mesma) terão no livro uma ótima ferramenta para situar-se a quantas andam as reflexões sobre temas que já batem a porta das salas de aula de nossas Escolas: Recursos Educacionais Abertos, CAMO/MOOCS, APA/PLEs e etc.
O 4º e o 6º artigos foram, realmente, os responsáveis para que eu comprasse o livro :-) Mas todos os artigos da primeira metade do livro trazem importantes reflexões e, no meu caso particular, atualizações sobre a cena do ensino a distância e das aprendizagens no nosso atual contexto tecno-informacional.
Se você se interessa por uma educação disruptiva (em qualquer nível de escolaridade) então esse livro pode te interessar!