Introdução
Crédito da Imagem: NTE Santa Maria
Primeiro os gestores (alguns) deram notebooks aos professores, (sem capacitação continuada, sem infra-estrutura, sem discussão pedagógica...) e naquele momento escrevi um texto sobre como os professores poderiam se apropriar daquela ferramenta (não santo graal para os males da Educação) para impactar positivamente nos seus cotidianos docentes... mesmo sem nenhum estudo/análise do impacto desses dispositivos na educação, aparentemente a história se repete, mas como agora o hype são os tabletes digitais, o MEC vai distribuir Tabletes para Professores do Ensino Médio. E agora? O que mudou de lá pra cá? Há novas proposições a se fazer?
Novo Contexto novas Propostas
As ideias básicas do texto anterior sobre os notebooks continuam as mesmas: Conecte-se a outros Professores e/ou Bases de Dados, Não tente reinventar a roda, configure seu Kit Minimalista de TICs. Mas talvez agora seja mais importante enfatizarmos as opções tecnológicas e as consequências no médio e longo prazo dessas escolhas.
- Ao conectar-se a outros Professores certifique-se que a produção dessa inteligência coletiva esteja disponível, indexada e pesquisável no médio e longo prazo. Se você acha que as discussões que você trava em "aplicativos de redes sociais corporativos" (twitter, facebook, Linkedin, etc) estarão disponíveis no médio ou longo prazo leia os termos de serviços dos mesmos e tire seu cavalinho da chuva. Eles podem mudar os termos de serviço e tudo que você produziu por lá ficará perdido (supondo que você consiga achar por lá um debate ocorrido há 01 ano atrás!). Acha que é só mimimi? Veja o caso do NING!
- Tente organizar (individualmente ou, o que é mais desejável, coletivamente) o que as pessoas já fizeram (de bom ou ruim) com os tabletes educacionais. Software Utilizados, estudos de casos, experiências. Remixe essas ideias e utilize-as no seu contexto profissional!
- Evite guardar a sua produção profissional (coletiva ou individual) em serviços web "gratuitos". Acredite-me, "se você não paga pelo produto, então você é o produto.". Cogite seriamente registrar um domínio e gerenciar seu próprio conteúdo. Se você não tem o dom, o tempo, a paciência, o gosto... faça isso em pequenos ou grandes coletivos. Um domínio para sua escola, para seu grupo de professores..., etc. Evite guardar seu conteúdo em formatos fechados ou proprietários (docx, xlsx, pptx, wmv, pdf, flash, etc) . Isso vai te aprisionar a uma plataforma, software ou tecnologia. Seu conteúdo deve ser/estar livre para que você possa usá-lo em qualquer contexto educacional. No contexto do uso de tabletes educacionais (o limite de armazenamento no dispositivo é FINITO!) ter isto em mente é fundamental.
Além do Blá blá Blá
Abaixo algumas indicações iniciais caso você cogite seguir essas recomendações:
Fechando a Conversa
Acrescente sua indicações, abstraia toda crítica que podemos ter sobre o uso e Tabletes em contextos educacionais, e tente ser propositivo :-)
Bah... Na mosca!
E... Eu preciso recuperar o meu gás e te acompanhar nestas coisas.
Bjsss
Su