Contact Us on 0800 123 4567 or info@example.com

Latest Comments

Em resposta a: Configurando um PLE - Parte I

Comentário de: TICs na Educação - Evernote ou Blogue? [Visitante]

TICs na Educação - Evernote ou Blogue?

[…] num contexto educacional, não importa em que lado do balcão você se encontre (Professor ou aprendente) devem estar disponí­veis no curto, médio e longo prazo. Mantê-las, no seu próprio […]

13.02.2013 @ 16:23

Em resposta a: Configurando um PLE - Parte I

Comentário de: TICs na Educação - O que eu espero numa capacitação de Professores? [Visitante]

TICs na Educação - O que eu espero numa capacitação de Professores?

[…] impressos sabem que no atual contexto informacional em que vivemos todos os profissionais devem se capacitar continuanente. Não seria diferente com Professores! Mas deveria (EMHO) ser diferente “a forma” de […]

14.01.2013 @ 10:44

Em resposta a: Configurando um PLE - Parte I

Comentário de: TICs na Educação - Ganhei meu Tablete Educacional, que faço com ele ag [Visitante]

TICs na Educação -  Ganhei meu Tablete Educacional, que faço com ele ag

[…] Configurando um Ambiente Pessoal de Aprendizagem – Como um Ambiente Pessoal de Aprendizagem pode fazer sentido agora que você tem um “dispositivo de consumo de conteúdo” para levar para todo lugar! […]

9.01.2013 @ 21:33

Em resposta a: Configurando um PLE - Parte I

Comentário de: TICs na Educação Blog Archive » Aulas 2.0 [Visitante]

TICs na Educação Blog Archive » Aulas 2.0

[…] o conceito de PLE/APA (Personal Learning Enviromments/Ambientes Pessoais de Aprendizagem) para nos encaminhar nesse […]

18.04.2012 @ 11:56

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei | Ambiente Pessoal de Aprendi [Visitante]

E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei | Ambiente Pessoal de Aprendi

[…] E-portifólio » #jovaed #ple Uma resenha do que participei … na Jovaed-2011 de duas atividades ligadas ao estudo dos Personal Learning Enviroment/Ambientes Pessoais de Aprendizagem(PLE/APA): Demonstração Prática de Construção de um PLE – organizado/dinamizado pelo … Source: emrede.blog.br […]

3.11.2011 @ 22:22

Em resposta a: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comentário de: E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota | Ambiente Pessoal de [Visitante]

E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota | Ambiente Pessoal de

[…] E-portifólio » #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota Introdução. Estou participando do Jovaed-2011 em duas atividades ligadas ao estudo dos Personal Learning Enviroment/Ambientes Pessoais de Aprendizagem(PLE/APA): Demonstração Prática de Construção de um PLE … Source: emrede.blog.br […]

2.11.2011 @ 19:24

Em resposta a: PLE - Lista de Artigos

Comentário de: E-portifólio » PLE – Lista de Artigos | Ambiente Pessoal de Aprendizagem | Scoop. [Visitante]

E-portifólio » PLE – Lista de Artigos | Ambiente Pessoal de Aprendizagem | Scoop.

[…] E-portifólio » PLE – Lista de Artigos Prof. Sérgio Lima. Como projeto do curso e-portifólios resolvi começar meu portifólio de aprendizagens on-line (e-portifólio). Por mais óbvio que seja, vale lembrar: é uma "obra em movimento". … Source: emrede.blog.br […]

2.11.2011 @ 19:20

Em resposta a: #jovaed #ple Fichamento do texto José Mota

Comentário de: E-portifólio » PLE – Lista de Artigos [Visitante]

E-portifólio » PLE – Lista de Artigos

[…] pensava que o tema PLE era bem recente. Mas já existe uma extensa (e crescendo) lista de artigos acadêmicos sobre o […]

23.09.2011 @ 07:07

Em resposta a: Olá

Comentário de: dika » E-portifólio [Visitante]

dika » E-portifólio

[…] E-portifólio Aprendendo […]

10.09.2011 @ 14:45

Em resposta a: Olá

Comentário de: » E-portifólio [Visitante]

» E-portifólio

[…] E-portifólio Aprendendo […]

10.09.2011 @ 14:31

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: [Membro]

Opa Patrícia,

Sem dúvida, ter as indicações de referências por onde começar a explorar um tema (principalmente algo novo e contemporâneo como PLE) é algo valioso e que o evento nos (aos participantes) proporcionou.

Apesar de final de junho/início de julho ser um período corrido pra mim (provas para corrigir e notas pra fechar) vou fazer um esforço pra acompanhar o evento que indicastes. Obrigado mais uma vez pela indicação e pelo #Jovaed!

abs

25.06.2011 @ 13:20

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: Patrícia Bassani [Visitante]

Patrícia Bassani

Olá Sérgio,

Obrigada pela tua participação e envolvimento na atividade! Penso que o mais interessante nestes eventos tipo MOOC é a possibilidade de ter acesso a materiais interessante e a ampliar a nossa rede de contatos.
Se tens interesse em pesquisar mais sobre o assunto (e de certa forma te envolver na proposta de PLE e PLN) tem agora outro MOOC - em inglês. Te anima?
É o #eduMOOC - https://sites.google.com/site/edumooc/

abraço,
Patrícia

24.06.2011 @ 19:54

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: [Membro]

Opa Paulo,
O saldo da atividade foi muito positivo. Esse “ficar com água na boca” é só um dos indícios. Obrigado por nos proporcionar essa experiência.

22.06.2011 @ 13:20

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: Paulo Simões [Visitante]

Paulo Simões

Olá Sérgio.
Obrigado pelas elogiosas referências.
Este tipo de atividade deixa sempre “muita água na boca". Pessoas vão entrando e saindo das atividades, quase sempre sem deixar rasto.
Tentei não disperssar muito a discussão, mas compreendo que é sempre complicado isso acontecer nestes contextos.
Talvez, quem sabe, uma próxima atividade poderia ser como organizar o meu PLE para acompanhar a JOVAED, ;)
Estamos por aí ;)
Abraço

22.06.2011 @ 12:39

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: [Membro]

Opa Daisy,

Por isso acho temerário guardar coisas em serviços de terceiros… não temos um controle fino das coisas, no contexto de um PLE isso, pra mim, é importante.

O registro da discussão, num contexto de aprendizagens (vale para PLE e para outros contextos) é interessante para socializar com outros um “estado da discussão” numa certa data.

Pessoalmente, serve como “marcos” de como nos movemos em relação a temas e competências. No conexto específico de um PLE eu vislumbro isto como algo importante/interessante para delinear como estamos evoluindo/involuindo num tema/etc.

Sistematizar não é congelar! Sistematizar é uma tentativa, subjetiva, de dar um sentido as coisas! Fazemos isto, desde quando inventamos a escrita, a fala e os símbolos. É humano sistematizar! A não-sistematização é contraproducente, simples assim :-)

E sim, foi ótimo conversar, concordar e divergir com você! É sempre uma oportunidade única e rica de se aprender! Estaremos sim, nos esbarrando pela rede e, da minha parte, sempre torcendo para que seja, preferencialmente, em interfaces mais ricas que os 140 caracteres :-)

abração

22.06.2011 @ 11:01

Em resposta a: #jovaed #ple Uma resenha do que participei

Comentário de: Daisy Grisolia [Visitante]

Daisy Grisolia

Olá Sergio…não sei dizer porque seus comentários desapareceram do FB… Discordamos certamente em um ponto…valorizo mais o processo, a discussão em si, do que o registro da discussão. Isto não quer dizer que manter as coisas guardadas não seja importante, só quer dizer que valorizo mais o momento da ação, o que se descobre na e durante a discussão. Mas sempre me preocupam as tentativas de sistematização, como se as coisas pudessem ser congeladas numa ordem entendida como a melhor ordem. Como quem define o que é melhor e a partir de que princípios nunca fica muito claro, fizemos uma tentativa de construir um espaço de ancoragem no wikispaces (http://inovareduca.4inov2u.wikispaces.net) na qual todos os participantes podem editar e publicar aquilo que julgarem mais relevante e significativo. De qualquer forma, foi muito bom ter conversado com você e espero que nos encontremos muitas vezes mais pela web…abs Daisy

22.06.2011 @ 10:41

Em resposta a: Configurando um PLE - Parte I

Comentário de: #jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima [Visitante]

#jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima

[…] PLE/APA. E, mais importante de tudo, sedimentou mais ainda minha convicção sobre como configurar MEU PLE e para onde devo direcionar meus esforços de aprendizagem sobre o […]

22.06.2011 @ 10:26

Em resposta a: Mais Reflexões sobre #PLE - #JAVAED

Comentário de: #jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima [Visitante]

#jovaed #ple Uma resenha do que participei | E-portifólio do Prof. Sérgio Lima

[…] Como exemplo disso, eu cito uma conversa sobre ferramentas para aprendizagens (Ou para seu kit PLE) que começou no twitter (que não tem hiperlink de conversas! #fail), passou pelo facebook da Daisy Grisolia (estranhamente algumas das minhas ponderações por lá foram apagadas ou sumiram) e também aqui nesse blogue. […]

22.06.2011 @ 10:05

Em resposta a: Mais Reflexões sobre #PLE - #JAVAED

Comentário de: Sérgio Lima [Visitante]

Sérgio Lima

A Daisy Grisolia publicou uma reflexão sobre se é possível aprender em/com 140 caracteres… e eu tinha feito uma tréplica por lá, mas misteriosamente a tréplica foi apagada :-(

Basicamente, como assinala Vygostsky, a linguagem estrutura o pensamento. Se uma ferramenta limita a linguagem, ela simplesmente limita amplas possibilidades de aprendizagem. Usar o twitter para discussão e aprendizagem, nesse sentido, é um desperdício de tempo e de possibilidades. Uma discussão mais extensa sobre este tema pode ser lida aqui: http://www.aprendendoemrede.info/5-motivos-para-nao-se-usar-microblogues-em-educacao/

22.06.2011 @ 08:55