7 comments
Comment from: admin
@ Oi Bardo!
Concordo em gênero, número e grau com você.
@ Oi Sérgio!
Deixei os comentários lá no seu blog
Comment from: Bruno
O que dizer então dos vestibulares. Sistema mais perverso e excludente que esse eu não conheço.
Comment from: admin
Olá Sérgio Clemente!
Experimenta propor numa sala de professores esta mudança? Essa mudança de paradigma é tarefa hercúlea pois necessita mudanças de hábitos secularmente enraizados!
E sim Bruno. O Vestibular é um instrumanto obsoleto... O Rubens Alves tem um texto que é matador....
Começa assim. O reitor da Unicamp não passaria no vestibular, os professores dos cursinhos não passariam no vestibular...etc... Muito impactante...vou ver se acho lá no sítio dele!
[]'s
Comment from: sergio issamu
Não é de hoje que aprendi que ótima nota não é sinônimo de inteligência ou esperteza, muito pelo contrário.
Penso também que esse sistema foi criado para forçar os alunos a estudar. Sem uma média a ser alcançada, a maioria dos alunos não estuda.
Poderia ser diferente, sim, os estudantes poderiam aprender a importância de estudar sem precisar tirar nota.
Mas é díficil criar essa cultura em um país que tem como exemplo uma pessoa que mal completou o primário e mesmo assim se tornou presidente. Nada contra ele, mas...
Comment from: admin
Olá Sérgio Issamu!
O Lula é um exemplo de que nota não representa nada, muitas vezes é mais inteligente do que Doutores...
Mas esta não é esta questão. Para se criar uma cultura de aprendizagem deve-se mudar o modo como a escola se organiza... mas isso é assunto para um próximo post.
Obrigado pela visita!
Comment from: Andrea Berro Vernier
Ola, concordo plenamente com esta forma de de encarar a nota.
Trabalho em uma escola de encino médio que avalia utilizando varios instrumentose expressa-os na forma de pareceres, construidos coletivamente com os educadores.
Emfrentamos muitas críticas, até mesmo da própria mantenedora, a qual prefere a forma padrão.
====
Opa Andrea!
Obrigado pela visita!
Infelizmente a Escola é uma instituição muito conservadora... levaremos muitos anos ainda para percebermos que a nota é um meio e não um fim!
O importante são os saberes e competências construídios e não formalismos burocráticos!
abaços
Sérgio F. Lima
Apoiado! É mais um daqueles casos em que o meio termina se tornando um fim...
Tive um professor na Universidade que não gostava de notas. Dizia que avaliações foram inventadas para testes psiquiátricos e só depois o conceito foi aplicado em outras áreas do conhecimento.
E não apenas as notas são um problema, mas o conhecimento como um "processo industrial" também. Cada aluno receberá exatamente o mesmo tratamento e conhecimento (em tese) no sistema hoje em vigor, a despeito das diferenças individuais de motivações, intelectualidades e aptidões. Esta também acho que é uma razão para desmotivação de parte dos alunos.