Preâmbulo
Esta é a quinta (e derradeira) parte de uma série de 5 textos. As partes anteriores podem ser lidas aqui, aqui, aqui e aqui.
Introdução
Uma das principais características da chamada WEB 2.0 que mais favorece o trabalho docente é a facilidade de publicação colaborativa na WEB. Mesmo que o professor não tenha grandes conhecimentos do "informatiquês", é relativamente fácil e descomplicado escrever "na" web!
Neste quinto texto vamos explorar uma das ferramentas que tornam esta possibilidade acessível ao professor (e ao aluno), o Blogue, assim como as possiblidades de uso do mesmo em contextos educacionais!
Mas o que é um Blogue?
Curto e grosso, blogue é uma ferramenta para publicação de conteúdos na web de modo amigável, que organiza os mesmos quase sempre de forma cronologica e que, nativamente, permite as conversações!
Diferentemente do wiki, existe menos flexibilidade na organização do conteúdo, por outro lado, você ganha em produtividade na publicação e, mais importante de tudo, em facilidade de interação entre leitores e produtores de conteúdo!
Como o Blogue pode impactar no trabalho do Professor?
Graças as vantagens técnicas citadas (facilidade de escrita na web) a ferramenta potencializa colaboração descentralizada mas estruturada!
Tanto o professor como os alunos podem participar, de um modo descomplicado, de situações interativas de aprendizagem, não só assincronamente, como também a distância.
Os recursos educacionais (notas de aula, exercícios, tarefas, projetos, etc...) podem ser facilmente disponibilizados na web pelo professor e, mais importante de tudo, o centro de gravidade das atividades pode deslocar-se para as aprendizagens em detrimento do ensino!
Estes conteúdos publicados podem ser semanticamente organizados, isto é, você pode, sem muito esforço organizá-los por categorias ou etiquetas (tags), usando os recursos nativos da ferramenta (num wiki, você teria um esforço maior para produzir os mesmo resultados!).
Os estudantes podem usar o Blogue como uma ferramenta para a organização dos seus portifólios de aprendizagens, para documentar organizadamente seus projetos de aprendizagem, como "cadernos virtuais", como uma trilha do seu desenvolvimento cognitivo, etc...
Se você deseja explorar as várias possibilidades do uso de blogues em contextos educacionais, basta mergulhar na pequena amostra que se segue abaixo na próxima página deste texto...
Pages: 1· 2
O texto veio de encontro às minhas necessidades do momento. Estou montando um arcenal de documentos relativos ao uso de Blogues para fins educacionais, pois trabalho com formação de professores na área de Inclusão Digital ina rede pública municipal de Ipatinga. Precisamos só arrumar um meio de incentivar mais os professores ao uso dos recursos da web, bem como, recursos tecnológicos de modo geral.
====
Opa Adriane
Que o bom que o material lhe foi útil. Se quiser, tem esta outra série aqui:
http://www.aprendendoemrede.info/como-criar-um-edublogue-parte-0/
http://www.aprendendoemrede.info/como-criar-um-edublogue-parte-1/
http://www.aprendendoemrede.info/como-criar-um-edublogue-parte-2/
http://www.aprendendoemrede.info/como-criar-um-edublogue-parte-3/
abs