Um Kit minimalista de TICs para Professores - Parte I
Preâmbulo
Esta é uma série de 5 textos em que pretendo apresentar minha visão particular, para um kit básico de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) a ser utilizada por professores.
Se você ainda se pergunta por que professores deveriam "se conectar", leia o texto: Professores Conectados. E se você está incorporando agora os computadores, de modo sistemático, à suas práticas docentes, não deixe de ler o texto: Recebi meu Notebook e agora o que faço com ele?.
Esta série é composta das seguintes partes:
- Parte I - Por que TICs em Educação? (Este aqui!)
- Parte II - Optando pelo Minimalismo Tecnológico
- Parte III - Por que optar por um domínio próprio?
- Parte IV - Por que usar um Wiki?
- Parte V - Por que usar um Blogue?
Introdução
O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em vários setores da sociedade é um fenômeno crescente e, porque não dizer, irreversível.
Com o crescimento da oferta de conexão (wi-fi, gprs, 3G, Mesh, etc...) e também da possibilidade de acesso a bens digitais pelos professores, quer seja pelo barateamento dos computadores (devido a políticas fiscais) ou mesmo graças a políticas públicas de modernização da Escola e/ou de capacitação dos seus profissionais, se torna cada vez mais necessário que profissionais de educação, comprometidos com o seu tempo, usem mais intensamente os recursos da internet.
Neste contexto, qual seria o kit básico de TICs a ser configurado por um professor para adequar seu trabalho a Era da Informação? A resposta, obviamente, não é única!
Nos textos que se seguem apresento uma resposta baseada nas minhas escolhas e, eventualmente, alguns argumentos. Sinta-se a vontade para sugerir variações e alternativas às escolhas apontadas neste texto.
Mas, por que TICs em Educação?
Bom, para responder esta questão (de forma sucinta) vou parafrasear o texto (bem engraçado): porque a galinha cruzou a estrada...
Por que usar as TICs em Educação?
- Paulo Freire - Porque os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possiblidades de situações de aprendizagem!
- Vygotsky - Porque é na interação entre aqueles que sabem mais com aqueles que ainda não conseguem fazer sozinhos que o pensamento se desenvolve! As TICs potencializam estas interações, criando novos espaços de aprendizagens!
- George Siemens - Por que aprender é conectar idéias, competências, pessoas e recursos para a resolução de problemas. As TICs conectam pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança no centro de gravidade da escola: De centro de ensino para centro de aprendizagem!
Numa sociedade que muda muito rápido e onde, cada vez mais, as informações são abundantes, desenvolver a capacidade de transformar estas informações em conhecimento é um desafio da Escola e dos seus Professores.
Não é um desafio que possa ser enfrentado sozinho. Portanto, dominar as ferramentas que proporcionem o compartilhamento de expertise, a comunicação e interação entre professores e aprendizes é razão mais do que suficiente para que as TICs se tornem tão familiares aos professores de hoje como foram os livros e as lousas na Era Industrial!
Cenas dos próximos capítulos...
Na Parte II, desta série, vou argumentar qual o paradigma tecnológico que me parece mais adequado para que a transição da lousa para as TICs dependa mais do professor do que da superestrutura no qual ele está inserido!
Do Hardy Heron