8 comments, 1 webmention
Comment from: Cid R Andrade
Comment from: Cid R Andrade
Esqueci do endereço da utilização do Prof. Wesch: http://blog.cidandrade.pro.br/technology/lecionando-com-twitter-uma-experiencia-universitaria/
Comment from: Alexandre de Sousa
Essa série de textos foi feita pra mim! Não sei se já viu o email que mandei, mas está sendo bastante útil.
Eu cometi o erro de achar que o Moodle seria a ferramenta que eu precisava. Perda de tempo!
Abraço
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Opa Alexandre!
No momento em que respondo este comentário, ainda não recebi o e-mail que você comenta.
O Moodle o o Dokeos são ótimos, mas introduzem uma complexidade que nem sempre se faz necessária! Cada vez mais eu me convenço que quanto mais simples (e eficiente!) melhor! Complexidade só deve ser introduzida se for realmente necessária!
abração pra ti!
Comment from: Alexandre de Sousa
Sérgio, enviei novamente o email, respondendo ao que chegou com sua resposta acima.
Comment from: admin
Cometário enviado pelo Cacilhas (via e-mail) devido a problemas com o B2Evolution!
É Sérgio,
>
> Você tocou num ponto sensível.
>
> Informática e Educação juntos geralmente são reduzido a e-Learning,
> mas pode ser bem mais que isso.
>
> Para se falar em CAE – Computer-added Education – é preciso falar em
> Professor Papert, Piaget e Construcionismo.
>
> Quanto a XO vs. Eee ou Clasmate, Eee e Clasmate são apenas notebooks
> ruinzinhos enquanto o XO é uma ferramenta educacional – porém, ao
> instalar Ubuntu ou outra coisa trivial no XO, ele deixa de ser uma
> ferramenta educacional e vira mais um notebook ruinzinho.
>
> Os paradigmas de aplicação do computador na Educação estão distorcidos.
>
> Educadores geralmente não entendem de computador e confiam em
> informatas – que não entendem de Educação!
>
> As «interfaces» de comunicação – como o Construcionismo – são
> simplesmente ignoradas.
>
> É algo a se considerar.
>
>
> []'s
> Cacilhas, La Batalema
Minha Resposta
Opa Cacilhas!
Desculpe a demora em responder.... Tô lendo este email só agora !
Sobre o seu comentário em si, concordo em gênero, número e grau! Aliás o problema da incompreensão do XO é este. É tratado como um problema de TI quando é um hardware determinado por uma visão pedagógica!
Abração
Oi Sérgio,
Muito pertinente tuas considerações. Comapartilho de sua opinião. Já passei da fase de querer experimentar cada novidade que aparece. Gostei de utilizar Wiki, que na elaboração de cursos de formação para fprofessores foi de grande utilidade para a equipe de tutores que tinha acesso aos documentos e construía em conjunto os textos. E os blogs que oferecem recursos cada vez mais completos são meus preferidos.
Abraço
Gládis
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Opa Gladis!
A idéia básica é o seguinte; Se você tiver uma equipe de TI para te apoiar, aí pode escolher a ferramenta mais completa. Mas, na nossa realidade, quase sempre estaremos sozinhos, ou quando muito, sem uma equipe de TI dedicada.
Nesta caso, o mais eficiente é usar o minimalism tecnológico! Em todos os casos (com o sem equipe de TI) usar Software Livre ;-)
A liberdade e o poder dos padrões abertos não podem nem ser arranhados por qualquer solução proprietária!
abraços!
Comment from: Wilson Azevedo
Sergio, veja http://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismo_tecnológico
Vamos completar juntos aquele verbete da wikipedia?
Opa Wilson!
O artigo já está excelente. Não vejo como melhorá-lo mais. Ademais, o que sei sobre minimalismo aprendi com você!
Abraços
Fantástico. Parabéns, vou indicar para os professores da escola da minha filha, que estão super resistentes äs idéias de wiki na escola.
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Opa Névio,
Toda novidade pode nos causar um certo receio... mas coletivamente todos podem se apropriar da ferramenta e dinamizar as aulas...
abs
Webmention from: aprendendofisica.net
http://aprendendofisica.net/rede/blog/apoio-emocional-cognitivo-e-aprendizagens-de-fisica-precisamos-ter-esta-conversa/
Sérgio,
Parabéns pela iniciativa desta série de artigos.
Farei alguns comentários.
O microblogging não deve substituir mesmo uma lista de e-mail, mais simples e com mais recursos. Mas o microblogging pode ser útil, como nesta utilização do Prof. Wesh.
Mas concordo plenamente que blogs e outras ferramentas simples podem substituir o incensado Moodle.
E a defesa do Software Livre é clara e indiscutível!
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Opa Cid!
Obrigado pelos comentários e sinta-se sempre a vontade para apontar outras perspectivas.
Como disse, é uma visão bem particular e tem em mente o seguitne contexto. Quando a introdução das TICs recai nas mãos do professor (e não de uma equipe de TI o apoiando) escolher o mais simples e eficaz e usando padrões abertos pode fazer a diferença.
Evidentemente que contextos específicos podem lançar mão de outras ferramentas. Twitter é até simples de usar, mas tenho "a impressão" que o acompanhamento da produção dos alunos nesta ferramenta, poss anão ser tão simples assim!
De qualquer modo, vou seguir o apontador e manter minha mente aberta :-)
Mas uma vez obrigado pro enriquecer o texto com seus comentários (e referênias!).
Abraços