Um blogue sobre Ensino de Física

Latest Comments

Felipe

Não querendo desconsiderar sua resposta professor. Mas achei uma solução boa para evitar o uso da equação do segundo grau:

No início utilizando: velocidade de descida = 2 + C e velocidade de subida = 8 - C

Pode fazer um sistema com as equações, escrevi elas de tal forma: 8 = Vb/t - Va/t e
2 = Vb/t + Va/t (sendo Vb/t a velocidade do barco em relação a terra e Va/t a velocidade da água em relação a terra). Juntando-as chega-se em Va/t = 3m/s e Vb/t = 5m/s

T total = S/v + S/v = S/8-3 + S/5-2 = S/5 + S/5 = 2S/5 logo, 600. 5/2 = S = 1500m (b)
Obrigado pelo espaço professor, abraço.

13.03.2019 @ 01:09

In response to: Daniel Micha

Comment from: Daniel Micha Visitor

Daniel Micha

Oi Sérgio, vagueando pela rede, eu me deparei com essa publicação sua de alguns anos atrás. Lembro de quando fizemos aquele Dia da Física juntos no CPII. Grande professor!!! Saudades de você. Espero que esteja conseguindo alcançar o que almejava na minha época de estudante. Você merece!!! Grande abraço do seu eterno aluno.

31.10.2017 @ 02:32

In response to: Gerador de Horários Escolares on-line

Comment from: REPÚBLICA ARGENTINA Visitor

REPÚBLICA ARGENTINA

Por favor, poderiam me enviar um orçamento para 12 meses?
Escola Estadual de Ensino Médio República Argentina
Endereço: Rua Bogotá, 789 Jardim Lindóia Porto Alegre - RS
CNPJ: 929441681/0001-00
A/Cuidados de Rejane

20.10.2017 @ 21:32

In response to: Automatizando coleta de dados experimentais com Arduíno

Comment from: Palmira Felipe Visitor

Palmira Felipe

Isto que é aprendizado.Busca de caminhos para a solução ideal das metas pré fixadas.. É lógico que, para atingir este ponto, alguns pré requisitos são necessários, mas assim que for possível, partir para prática.Acompanhei todo este processo e a cada dia novos "inventos" são criados: uma calculadora com as funções que efetivamente são usadas pelo "inventor", uma geladeira em formato de porta copos para manter gelados os líquidos(extremamente útil neste calor) , uma torcida organizada controlada por um sensor de movimento e o mais phoda- uma placa repleta de fios que diz! FELIZ ANIVERSÁRIO, VÓ, seguida de um sonoro PARABÉNS PRA VOCÊ !!! Aprendeu a manipular o arduíno, aprendeu a surpreender e fazer feliz quem vê seus inventos e, o mais importante de tudo-Como está feliz !

18.01.2017 @ 03:15

In response to: Curso Objetivo mantem tradição de errar questões do ENEM

Comment from: Fernando Black Visitor

Fernando Black

Colega, não achei a resposta do Objetivo errada. Acho que a banca formulou a questão com uma pergunta que não segue o rigor que ensinamos nossos alunos em sala. Física é uma ciência e não leitura de jornal. O fenômeno envolve refração e reflexão total, portanto reflexão. Uma coisa é certa, os professores do Objetivo resolveram a questão e publicaram antes do gabarito oficial sair. E você, publicou a resolução antes?

Abraços,

Fernando Black.

===
<i>
OLá Fernando Black!

A pergunta não tem rigor? Me explicite a falta de rigor em "Qual o fenômeno ótpico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana?".

A reflexão não explica o fenômeno no contexto de várias camadas! <b>Resposta errada!</b> A <b>reflexão total</b> É UM CASO PARTICULAR DA REFRAÇÃO, e somente ela explica o fenômeno no contexto da questão. Eu só não publiquei a resposta antes, porque não é o objetivo deste blogue!

Reflexão total é um fenômeno distinto da Reflexão, simples assim!

E por último mas não menos importante: Errar é humano. Professores de cursinhos da moda também são humanos! Não há demérito nisso!
</i>

19.03.2016 @ 00:32

In response to: Questão - Padrão ENEM sobre Impulso

Comment from: Leticia Visitor

Leticia

Achei a questão muito bem elaborada, percebe-se que a mesma está alinhada aos padrões do ENEM, o qual, em Física, costuma cobrar uma boa base dos conhecimentos teóricos. Obrigada por disponibilizá-la! :)

12.05.2015 @ 18:30

In response to: Contato

Comment from: mauriciogloriamartinsdasilva Visitor

mauriciogloriamartinsdasilva

falo em nome de minha namorada que está enfrentando dificuldades para resolver um trabalho de física.Ela estuda no ensino médio da rede municipal e depende na nota do trabalho para passar de ano.Gostaria de uma resposta quanto a se é possível a aula particular até no máximo meio-dia de segunda feira.Oferço 100reais a hora aula.peço agradecidamente que entre em contato comigo o mais rápido possível.Obrigado.tel:xxx ou e-mail

6.12.2014 @ 21:50