Um blogue sobre Ensino de Física

Latest Comments

Olá Bianca,

Na prova da UERJ, <strong>todas as constantes são apresentadas no início da prova</strong>! Então o valor de <strong>g = 10 m/s²</strong> foi dado na capa da prova!

E, um vestibulando, sabe que o valor da aceleração da gravidade, na superfície da Terra, (a aproximação mais utilizada) é: g = 10 m/s²)

12.11.2021 @ 16:30

In response to: Tecnologia na Educação para que?

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Olá Fabio,

Gostei das suas ponderações! Embora não tenha entendido quem foram os agentes distantes que empreenderam criticas... E, também, não peguei a metáfora do cabide de empregos... talvez tenha me faltado inteligência!

Obrigado por participar das conversas!

4.05.2021 @ 23:56

In response to: Tecnologia na Educação para que?

Comment from: Fabio Jose

Fabio Jose

Vejo vários níveis de consciência sendo questionados por uma pseudo-consciência:
A Professora é consciente de que precisa superar o obstáculo do isolamento, e empreende (mesmo sem recursos básicos como um tripé) uma solução, apoiada pela tecnologia vigente, sustentando-a com extrema criatividade, ao ponto de se questionar conceitos de design.
A Escola que não consegue obter os recursos necessários para apoiar a professora, empreende um silêncio complacente.
Aqueles mais distantes desta realidade empreendem críticas.
Eu como muitos que chegaram aqui por acaso, vou me limitar a empreender metáforas:
"Esta professora recriou o conceito de cabide de empregos pelo emprego de um cabide"
"A tela do celular reduz a perspectiva do aluno, que a Professora se esforça em aumentar"
"A tecnologia digital pode em algum momento se apoiar em mais de duas posições"
"Ela merece um 10 ! E seus alunos agora tem a obrigação de acompanhá-la"

26.10.2020 @ 23:44
Felipe

Não querendo desconsiderar sua resposta professor. Mas achei uma solução boa para evitar o uso da equação do segundo grau:

No início utilizando: velocidade de descida = 2 + C e velocidade de subida = 8 - C

Pode fazer um sistema com as equações, escrevi elas de tal forma: 8 = Vb/t - Va/t e
2 = Vb/t + Va/t (sendo Vb/t a velocidade do barco em relação a terra e Va/t a velocidade da água em relação a terra). Juntando-as chega-se em Va/t = 3m/s e Vb/t = 5m/s

T total = S/v + S/v = S/8-3 + S/5-2 = S/5 + S/5 = 2S/5 logo, 600. 5/2 = S = 1500m (b)
Obrigado pelo espaço professor, abraço.

13.03.2019 @ 05:09

In response to: Daniel Micha

Comment from: Daniel Micha

Daniel Micha

Oi Sérgio, vagueando pela rede, eu me deparei com essa publicação sua de alguns anos atrás. Lembro de quando fizemos aquele Dia da Física juntos no CPII. Grande professor!!! Saudades de você. Espero que esteja conseguindo alcançar o que almejava na minha época de estudante. Você merece!!! Grande abraço do seu eterno aluno.

31.10.2017 @ 05:32

In response to: Gerador de Horários Escolares on-line

Comment from: REPÚBLICA ARGENTINA

REPÚBLICA ARGENTINA

Por favor, poderiam me enviar um orçamento para 12 meses?
Escola Estadual de Ensino Médio República Argentina
Endereço: Rua Bogotá, 789 Jardim Lindóia Porto Alegre - RS
CNPJ: 929441681/0001-00
A/Cuidados de Rejane

21.10.2017 @ 01:32
Palmira Felipe

Isto que é aprendizado.Busca de caminhos para a solução ideal das metas pré fixadas.. É lógico que, para atingir este ponto, alguns pré requisitos são necessários, mas assim que for possível, partir para prática.Acompanhei todo este processo e a cada dia novos "inventos" são criados: uma calculadora com as funções que efetivamente são usadas pelo "inventor", uma geladeira em formato de porta copos para manter gelados os líquidos(extremamente útil neste calor) , uma torcida organizada controlada por um sensor de movimento e o mais phoda- uma placa repleta de fios que diz! FELIZ ANIVERSÁRIO, VÓ, seguida de um sonoro PARABÉNS PRA VOCÊ !!! Aprendeu a manipular o arduíno, aprendeu a surpreender e fazer feliz quem vê seus inventos e, o mais importante de tudo-Como está feliz !

18.01.2017 @ 06:15
Fernando Black

Colega, não achei a resposta do Objetivo errada. Acho que a banca formulou a questão com uma pergunta que não segue o rigor que ensinamos nossos alunos em sala. Física é uma ciência e não leitura de jornal. O fenômeno envolve refração e reflexão total, portanto reflexão. Uma coisa é certa, os professores do Objetivo resolveram a questão e publicaram antes do gabarito oficial sair. E você, publicou a resolução antes?

Abraços,

Fernando Black.

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OLá Fernando Black!

A pergunta não tem rigor? Me explicite a falta de rigor em "Qual o fenômeno ótpico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana?".

A reflexão não explica o fenômeno no contexto de várias camadas! <b>Resposta errada!</b> A <b>reflexão total</b> É UM CASO PARTICULAR DA REFRAÇÃO, e somente ela explica o fenômeno no contexto da questão. Eu só não publiquei a resposta antes, porque não é o objetivo deste blogue!

Reflexão total é um fenômeno distinto da Reflexão, simples assim!

E por último mas não menos importante: Errar é humano. Professores de cursinhos da moda também são humanos! Não há demérito nisso!
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19.03.2016 @ 04:32