Eu me deparei com o vídeo abaixo de 6,22 min, em inglês (mas você pode ligar as legendas em português (ou em inglês, se quiser "improve your english") e que me pareceu bastante oportuno para o momento que vivemos.
Na escola que trabalho (e mesmo uma grande parte dos militantes da associação de docentes da minha escola) muitos colegas professores levantam a questão que não devemos fazer EAD, neste momento, porque seria excludente. Argumentam (para além das questões legais) que não temos treinamento e muitos de nós não temos a expertise ou a infraestrutura ideal. Para muitos, a única coisa que importa, agora, é que todos se mantenham sãos e seguros!
Eu penso que, embora eles estejam corretos e eu concorde com suas premissas, discordo da conclusão: Não devemos fazer nada para apoiar pedagogicamente os estudantes? Eu acho que podemos, facultativamente, dispor apoio pedagógico àqueles estudantes que puderem, tiverem os meios ou desejarem.
É o que o Professor de Inglês numa HighSchool estadunidense (Sacramento, California, EUA) Larry Ferlazzo aparentemente também acha e ele resume em 7 dicas!
Para os apressados da geração "Twitter" listo abaixo, resumidamente, as dicas do vídeo. Exceto pelas escolhas tecnológicas do Professor (as minhas já apontei aqui) concordo em 100% com suas 7 dicas!
- Não faça nada valendo nota!
- Enfatize a aprendizagem sócio-emocional (conteúdo não é necessariamente o foco!)
- Prefira interações assíncronas - existe vida além dos vídeos e chats!
- Não existe uma ferramenta/estratégia/prática única para todos os casos!
- Quando possível, individualize o apoio pedagógico! (Eu sei, pode ser inviável para a maior parte de nós)
- A minha preferida: Escolha soluções simples!
- Seja generosa/o (consigo, com os colegas, com os estudantes, com todos)
As premissas são que os estudantes tenham acesso regular a internet, que vamos construir um avião durante o voo e que nada é absoluto! Portanto, abaixe as pedras ligue as legendas em pt-br e veja o vídeo:-)
Muito bom amigo.
Vale a reflexão.
Valeu