E o curso Objetivo mantém sua tradição de "errar" questões nos seus "gabaritos extra-oficiais" do ENEM.
Em 2012, na ânsia de falar mal do exame um excelente professor escreveu que uma questão (de hidrostática) deveria ser anulada por não ter a opção correta. Aqui você vê uma discussão bem detalhada do ERRO do curso Objetivo.
Agora em 2015, numa questão (problemática, é verdade) eles cravaram Reflexão, quando (vários professores, eu inclusive) consideramos que deveria ser REFRAÇÂO.
Abaixo a primeira resolução do curso Objetivo publicada no dia 24/10/2015 - 1º dia da prova:
De modo bem resumido, pode-se dizer que a Reflexão Total é um caso particular para uma geometria específica (ângulo de incidência maior ou igual ao ângulo limite) da Refração! Ou, se preferir, após várias refrações uma reflexão total (o adjetivo total aqui a diferencia da reflexão usual) ocorre. Logo é a refração que predomina, EMHO.
E sim, em defesa do cursinho Objetivo, deve-se enfatizar que tanto a difusão (reflexão irregular da luz nas moléculas do ar), quanto a reflexão total, quanto a REFRAÇÂO contribuem para o fenômeno. Mas, no contexto da questão, que enfatiza as camadas de ar (com índices de refração distintos) fica claro que é refração que predomina!
Abaixo a nova publicação do curso Objetivo após o gabarito oficial do ENEM ser publicado:
Enfim, errar é humano!
[Atualização]
Pra você não esquecer mais quando ocorre a reflexão total veja o vídeo abaixo!
[/Atualização]
Colega, não achei a resposta do Objetivo errada. Acho que a banca formulou a questão com uma pergunta que não segue o rigor que ensinamos nossos alunos em sala. Física é uma ciência e não leitura de jornal. O fenômeno envolve refração e reflexão total, portanto reflexão. Uma coisa é certa, os professores do Objetivo resolveram a questão e publicaram antes do gabarito oficial sair. E você, publicou a resolução antes?
Abraços,
Fernando Black.
===
<i>
OLá Fernando Black!
A pergunta não tem rigor? Me explicite a falta de rigor em "Qual o fenômeno ótpico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana?".
A reflexão não explica o fenômeno no contexto de várias camadas! <b>Resposta errada!</b> A <b>reflexão total</b> É UM CASO PARTICULAR DA REFRAÇÃO, e somente ela explica o fenômeno no contexto da questão. Eu só não publiquei a resposta antes, porque não é o objetivo deste blogue!
Reflexão total é um fenômeno distinto da Reflexão, simples assim!
E por último mas não menos importante: Errar é humano. Professores de cursinhos da moda também são humanos! Não há demérito nisso!
</i>