Sobre a ânsia de falar mal do ENEM 2012
Introdução
Em 2012, na minha opinião, o ENEM se firmou como um bom mecanismo de seleção de estudantes para a Universidade. Resumidamente os seus problemas (não existe sistema ideal!) são superados pelas suas vantagens!
Mas se você está mais intencionado em encontrar problemas na prova do que em analisá-la, você pode passar vergonha... parece que foi o caso de um experiente Professor de Física...
Na ânsia de falar mal de uma questão (prova), o Experiente Professor de Física (Ricardo Helou Doca, do Curso e Colégio Objetivo) passou vergonha... Ele afirmou: "Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta"
E teve que ouvir de um candidato o seguinte sabão:
"A questao de fisica não está errada. O erro está no professor de cursinho que assumiu que o sistema está em equilíbrio. Essa afirmação não foi feita na questão. Note que, a água subiu 0,5L, logo esse é o volume submerso. Mas, 1/3 do volume dos vegetais ficou para fora. Ou seja, o volume total é 0,75L. Sendo a densidade do vegetal a metade da da água, a massa de vegetais seria 0,375g. RESPOSTA CERTA ALTERNATIVA D."
[Comentário tirado da matéria acima, infelizmente não há permalink, você terá que rolar as páginas para encontrar :-(]
Discutindo a Questão
Colo abaixo o enunciado e logo depois a solução dos Professores do tal cursinho junto com o seu "mimimi" sobre a questão:
Enunciado questão 51 prova amarela (Enem 2012)
Resolução do Cursinho
Minhas Ponderações
Pra tentar ser didático vou enumerar os problemas no argumento dos Professores do cursinho:
- Não há no enunciado nada dizendo que o vegetal está flutuando, logo P = E não é necessariamente válido!
- A solução com esta hipótese, não consta nas alternativas!
- O enunciado fala de um experimento, logo os dados experimentais devem prevalecer sobre modelos (o vegetal está flutuando somente sob ação do Peso e Empuxo!)
- A solução que parte dos dados experimentais, daqueles candidatos que acertaram a questão (era um experimento lembram?), existe nas alternativas!
- Do experimento, o volume do líquido é 0,75L e do dado da internet a densidade dos legumes era de 500 g/L = 0,5 g/cm³. Logo m = d.V = 0,375g!
- Das duas hipóteses levantadas para a solução apenas uma leva a uma resposta que consta nas alternativas!
Por que a solução com empuxo não é válida? Porque o vegetal poderia está encostado nas paredes do recipiente, então além de peso e empuxo poderia ter atrito lateral nas paredes internas ou uma componente vertical da normal (na borda do recipiente). Se existem dois modelos explicativos, o mais simples deve ser sempre o primeiro a ser testado!
Qual foi o problema do Professor? Estava mais interessado em falar mal da questão do que pensar fisicamente na sua solução! Foi esta ânsia de falar mal que o levou ao "mimimi" sobre a questão!
Na minha opinião a questão não é passível de anulação. Pois ela discrimina o candidato que sabe o conceito de densidade (massa específica) e sua relação com massa e volume.
A questão discrimina o aluno que sabe que num experimento os dados experimentais devem prevalecer sobre modelos idealizados do experimento.
A questão discrimina o aluno que usa apenas o que está explícito no enunciado!
PS: Todos nós erramos! Não é este equívoco que vai depor contra o cursinho ou o Professor. Eu especulo que motivações políticas tenham sido as reais intenções que levam alguém a arranhar sua reputação com este mimimi!
Você acha que a questão tem problema? Use os comentários para discutirmos a física da questão :-)