Este é um fichamento da apresentação: Fudamentos Pedagógicos para Aprendizagem Pessoal do Stephen Downes
Vivemos, possivelmente, uma transição entre o uso de Gerenciadores de Aprendizagens (LMS/GA) para Ambientes Pessoais de Aprendizagens (PLE/APA). Não se trata de um simples incremento nas tecnologias de gerenciamento de aprendizagens, mas de uma mudança na maneira como vemos a própria aprendizagem num contexto informacional onde as informações são abundantes e as possibilidades de interação (sÃncrona ou assÃncrona) com especialistas tem se tornado cada vez mais frequentes.
Talvez a principal diferença entre os Gerenciadores de Aprendizagens (LMS/GA) e os Ambientes Pessoais de Aprendizagens (PLE/APA) é que aqueles estão orientados para a aprensentação de conteúdos enquanto estes em proporciona no aprendente uma imersão dentro de um ecossistema de aprendizagens (bases de dados, pessoas, atividades, reflexão, etc).
Num gerenciador de aprendizagem, em geral, o conhecimento tende a ser:
- Estático
- Declarativo
- Baseado na Autoridade do especialista
- Dinâmico
- Tácito/ Não-Declarativo
- ConstruÃdo
- Ambiente para que UMA PESSOA gerencie conexões (conectivismo?)
- Conhecimento (assumido como em construção, tácito, construÃdo) se constitui de um conjunto de conexões
Sérgio F. de Lima é Prof. de Física no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.