Algumas pessoas ainda não entenderam o que é o Friendica. É uma solução que substitui jardins murados, como o Facebook, no mundo de hoje, porque queremos ser livres e sem monitoramento, quando falamos com os nossos amigos.
Friendica, portanto, tem sua própria tecnologia de rede: preocupada com a liberdade e privacidade. Mas ele também reconhece a realidade e a popularidade de plataformas como o Facebook - e conversa com contatos do Facebook, assim como conversa com contatos da diáspora, do Twitter ou status.net. Ele derruba as paredes ... e quando as pessoas vêem paredes derrubadas, elas irão, eventualmente, passar por cima dos escombros e juntar-se a nós fora deles.
Friendica reconhece a necessidade de uma distribuição real feita por pequenos servidores, como pré-requisito básico para a privacidade e liberdade na internet. Desta forma engloba tecnologias que tornam fácil a instalação para não geeks - por exemplo, aquelas tecnologias que hoje já fazem parte de muitos servidores compartilhados de hospedagem simples e baratos.
Friendica tem uma visão, mas não vê esta visão só começando a brilhar em algum momento futuro. A visão do Friendica começa hoje. Friendica está reabrindo a Internet agora - e não faz isso apenas para as pessoas que o usam. Nós não achamos que as pessoas que estão no Facebook são vítimas iludidas que poderão se juntar a nós quando virem 'a luz' num prazo de cinco anos. Friendica fornece pontes para que as pessoas possam atravessar - se quiserem, em ambas as direções. Mas se elas não querem usar essas pontes, não precisam. Elas permanecem com suas liberdades de escolha.
E, finalmente, Friendica não é apenas rica em recursos - é estável. Não é algo que só vai funcionar corretamente em algum momento no futuro, porque já funciona agora.O que, você nunca ouviu falar no Friendica e não sabe do que se trata? Leia mais sobre o Friendica aqui ou aqui ou aqui (em inglês)
Sérgio F. de Lima é Prof. de Física no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.