[Aviso]
Este é um texto em processo de atualização. Uma sistematização pessoal da discussão sobre modelos de EAD ocorrendo no CAMo/MOOC sobre EAD.
[/Aviso]
Meus dois centavos a discussão sobre Interatividade em EAD
Interatividade
No vÃdeo do Prof. Marcos Silva chama a atenção para a questão de como a comunicação de duas vias (co-criação/interatividade) deve ter mais peso nos processos de aprendizagem em contraponto a modelos mais "emissor/professor-receptor/aprendiz." Trazendo esta interatividade para situações reais de EAD visualizo alguns cenários onde isso pode inviabilizar/complicar a efetividade das aprendizagens:- Número muito grande de participantes nas interações de modo que fique difÃcil "mediar" as aprendizagens.
- Muitas interfaces de interação, de modo que os aprendizes não consigam administrar a quantidade de informações, impactando negativamente nas aprendizagens.
- Excessiva ênfase nas interações com negligenciamento das sistematizações, impactando negativamente nas aprendizagens.
Sérgio F. de Lima é Prof. de Física no ensino médio. Escreveu esse texto usando o excelente b2evolution.