Condensando e ententendo os OLPCs...
Como bem disse o Cesar Cardoso, agora que o notebook educacional, também conhecido por OLPC ou 2B1, está se tornando cada dia mais real (ou o vapor está se condensando) várias pessoas, blogues e portais de tecnologia têm falado bastante sobre o mesmo.
E isso, por si só, já é um dos grandes méritos do projeto: Colocar a Educação para os tempos atuais na ordem do dia, na sociedade brasileira e mundial!
Segue então uma compilação rápida dos textos que julguei, subjetivamente, imprescindíveis para que você Saiba o que está acontencendo e, quem sabe, até faça as coisas acontecerem!. A ordem dos mesmos é arbitrária!
- O Coração da Coisa - Nesta entrada no blogue do Charles Pilguer ele aponta, brilhantemente, aquilo que deveria ser óbvio e é sempre sofismado pelos críticos do OLPC: É um Projeto Pedagógico determinando um Dispositivo e não um dispositivo determinando um Projeto Pedagógico!. Não, não é um trocadilho! É a constatação de que o dispositivo pretende ser uma ferramenta educacional para formar crianças para a Era da Informação. E não um dispositivo de escritório ou para outra atividade genérica!
- O modelo pedagógico do Laptop de U$100,00 - Neste artigo (o segundo de uma série de artigos sobre o OLPC) o Jaime Balbino (jaimebalb @ gmail.com) explicita numa linguagem acessível os pressupostos pedagógicos por trás do OLPC. Seria interessante que os críticos do OLPC se dessem ao trabalho de entender como pensam os especialistas que estão há mais de 30 anos investigando como as crianças aprendem e produzindo ferramentas efetivas para que estas aprendizagens ocorram. Talvez eles percebam o significado da frase: É um projeto pedagógico determinando o dispositivo e não contrário!
- OLPC: um "laboratório" para cada criança - Neste terceiro artigo da série, o Jaime Balbino explicita os aspectos práticos sobre a utilização dos notebooks do MIT, apontando como o dispositivo muda paradigmas educacionais e cria a possibilidade material e histórica da Escola deixar de ser um espaço de ensino centrado no professor para ser um espaço de aprendizagens centrado no aluno!
Para encerrar, a Mary Martins do Vivencia Pedagógica, compilou mais 14 apontadores sobre o Notebook de U$100,00, assim você pode ficar bem informado sobre esta revolução que estará ocorrendo na Educação.
Pessoalmente acredito que daqui há uns 10 anos os pesquisadores e historiadores irão dividir a História da Educação em antes e depois dos OLPCs! Quem viver, verá!
Do Edgy Eft