Uma breve história do Colégio Pedro II
No dia 27/08/2008, tomou posse no cargo de Diretora Geral do Colégio Pedro II, a Profª Vera Maria Ferreira Rodrigues.
Após uma consulta a comunidade escolar, em dois turnos, ela foi a vitoriosa com 57% da preferência.
[Parênteses]
Dos candidatos que foram ao segundo turno ambos, irrefutavelmente capazes para o cargo, diferenciavam-se por projetos e concepções de escola diferentes! A dinâmica de uma eleição numa escola é um assunto que quando tiver mais tempo pretendo retomar por aqui!
[/Parênteses]
Na ocasião da cerimônia de posse, que não pude comparecer, como de praxe, o discurso da empossada. Hoje tive a oportunidade de conhecê-lo, pois foi disponibilizado no sítio oficial da escola.
Para aqueles que têm interesse na história desta Escola, quase bi-centenária (171 anos em 2008), vale muito a pena a leitura!
Embora eu possa discordar da leitura mais recente da história do Colégio, devo dizer que é uma senhora aula sobre o Colégio Pedro II.
Abaixo um pequeno trecho da parte que mais gostei:
" (...)A segunda etapa difícil a que me referi ocorreu no Governo passado (Desgoverno Fernando Henrique Cardoso - Grifo e parênteses meu, não estão no original!), quando houve uma tentativa de forçar a supressão do Ensino Fundamental, a redução das verbas destinadas à manutenção e um longo período sem permissão para realizar concurso público para admissão de novos professores.
A partir do primeiro mandato do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o quadro sombrio acima referido começou a ser revertido e o Colégio voltou a ser valorizado pelas autoridades
governamentais (...)"
O período mais sombrio, não só para o Colégio Pedro II mas para vários serviços e empresas públicas (Petrobras, Saúde, Educação Pesquisa Básica, etc..), foi o do Desgoverno Fernando Henrique Cardoso. Pra quem não se lembra, ele quis acabar com a Petrobras, abrir seus segredos para auditores internacionais e outros crimes de lesa pátria...
Num certo momento, o Departamento de Física, do qual pertenço, tinha mais professores substitutos do que efetivos!
Mas como diz o ditado, não há males que durem para sempre!
Desejo sucesso à nova Diretora, e que o Colégio Pedro II, na sua gestão, possa se tornar cada vez mais no Colégio Pedro II de suas próprias palavras:
"O Colégio Pedro II é uma velha Instituição com espírito jovem, sempre inovador..."
Que assim seja!
PS: Eu votei no outro candidato, mas reconheço a envergadura e capacidade da Profª Vera Maria (e de seus colaboradores mais próximos), ainda que desejasse uma transição mais rápida para este novo Pedro II, mais inovador!
Do Hardy Heron