7 comments
Comment from: Marco Gomes
Comment from: Salvador Camino
O que eu questiono é a "honestidade" das pessoas que fazem esse tipo de matéria, pois muitas vezes existe um favoritismo para amigos e parceiros de negócios.
======
Opa Salvador!
Eu não poderia afirmar que houve favoritismo para amigos e parceiros, mas que a classificação do APREX como da Web 2.0 e/ou que é uma aplicação de destaque é uma tremenda bola fora da matéria...
Pelo jeito o repórter não conhece a ferramenta... pois ela é muito web 1.0 :-)
[]'s
Comment from: Guilherme Coelho
Olá Sergio,
realmente não somos perfeitos... estamos aqui para isso, para ouvir e melhorar, fundamento dessa nova fase da web.
=====
Opa Guilherme!
Isso é uma virtude que admiro numa empresa da era da informação: Retorno as conversações!
Tanto o fomulário de contato quanto uma crítica de um usuário final receberam atenção da empresa.
Não posso dizer se é fácil ou difícil implmentar a capacidade de importar/exportar dados (em formatos universais e/ou abertos) e daí a possibilidade de sincronização... não é meu "metier"...
Mas, estas são caracterísitcas fundamentais para quem já usa ferramentas de produtividade...
Uma API pública também seria legal, pois outras aplicações poderiam interagir com a APREX, agregando valor a ferramenta...
Usuário final é assim mesmo! Um chato de galocha :-)
Abraços
Comment from: tiago bastos
Tem gente que acha que web2.0 são ferramentas com ajax... Triste
=====
Opa Tiago!
Parece que esta percepção de que WEB 2.0 é só um logo bacana e ajax tem se dissipado... Embora algumas das palicações tenham mais características que outras elas já sabem que o usuário médio não cai mais só na aparência.
abraços
Comment from: Guilherme Coelho
gostei do Web de Leitura e Escrita!
vamos dar um gás aqui... e tens razão quanto a APIs, temos que fazer logo.
sobre que já temos agora:
Importação e Exportação de dados: concordo com você, precisamos melhorar, principalmente em calendário, e logo teremos novidades nesse aspecto. Mas como o Marco bem observou, é uma batalha para todos, inclusive o Google. Se puder depois faça um teste e tente importar um CSV com 10 mil contatos no Gmail e também no Aprex para ver o resultado. E já temos clientes no Aprex utilizando esse limite!
Sincronização e dispositivo móvel: você se equivocou... não é necessário entrar duas vezes a mesma informação para que apareça no desktop e também celular (utilize o navegador WAP). Me diga o ponto em que teve essa impressão e melhoraremos a comunicação desse recurso, que para mim, é um dos melhores e mais Web 2.0 do Aprex (e o que eu mais utilizo no meu dia-a-dia). Nossa versão mobile mostra tudo o que você colocou no Calendário, Contatos, Tarefas, Notas, pelo celular ou pelo desktop. Tudo sincronizado, sem precisar fazer sync, sem instalar software e sem fazer configurações. Outros grandes serviços também trilham esse caminho, sem utilizar sync. Já viu o novo Plaxo?
Conteúdo acessível para aplicações externas: já temos feeds RSS em calendário, contatos, tarefas, links e blog. Estou utilizando o RSS de links e contatos na barra de favoritos do Firefox e é show de bola! Também temos o botão iCal que permite você ver seu calendário Aprex no Google Calendar, Page flakes, Netvibes entre outros que aceitam o padrão ics (estamos trabalhando no caminho de volta). E também temos a exportação de contatos em CSV, que para melhor entendimento do usuário chamamos de “padrão outlook”, mas funciona com outros importadores de CSV também. Está completo? Não, tem muito mais para vir ainda.
Compatível com Linux e Mac: temos iCal e vCal para o calendário, CSV e vCard para contatos, os feeds RSS podem ser lidos no mac, linux, pc, celular, palm... E não é só para padrões de exportação/importação, a própria aplicação se mostrou bem compatível com todos os sistemas. Aproveitando esse item, testei o Aprex até no XO (laptop de 100 dólares) com Linux fedora e Firefox. Maravilha, veja o post em nosso blog.
Enfim, é trabalho pacas e estamos seguindo aqui uma fila... além de ajustes no que já existe, também temos outras ferramentas no forno, e uma integração com o Google Docs que deve ficar muito legal e útil para os usuários.
E deixo aqui no final a dica de nosso blog, www.aprex.com.br/blog , que traz como post mais recente uma matéria da revista Info desse mês mostrando como o Aprex está sendo utilizado por advogados, pequenas empresas, e até em sala de aula com professores e alunos da Faculdade Impacta de Tecnologia aqui em São Paulo.
abs!
======
Opa Guilherme!
Primeiro de tudo, gostaria de lhe pedir para publicar no blogue, sua resposta na íntegra, pois, como já disse antes, aprecio as conversações e mais importante, para mostrar o outro ponto de vista!
Dito isto,cabe então um pouco de esclarecimentos para alguns pontos que levantei e que vocês prontamente ponderaram:
> Sincronização e dispositivo móvel: você se equivocou... não é necessário
> entrar duas vezes a mesma informação para que apareça no desktop e também
> celular (utilize o navegador WAP). Me diga o ponto em que teve essa
> impressão e melhoraremos a comunicação desse recurso, que para mim, é um
> dos melhores e mais Web 2.0 do Aprex (e o que eu mais utilizo no meu
> dia-a-dia).
O que quis dizer é que quase todos os dispositivos móveis (pdas, smartphones e mesmo celulares midle-level) tem aplicativos de PIM. Assim, ou você mantém tudo no APREX (e aí é obvio não precisa digitar duas vezes!) ou os mantém, também nas ferramentas de PIM do seu dispositivo.
É neste ponto que acho que importar/exportar os dados faz diferença.
É óbvio que a escolha e ter os dados numa única aplicação ou replicados em outros softwares/dispositivos é uma opção de cada um... Pessoalmente prefiro a redundância por vários motivos, inclusive segurança!
>Compatível com Linux e Mac: temos iCal e vCal para o calendário, CSV e
> vCard para contatos, os feeds RSS podem ser lidos no mac, linux, pc,
> celular, palm... E não é só para padrões de exportação/importação, a
> própria aplicação se mostrou bem compatível com todos os sistemas.
> Aproveitando esse item, testei o Aprex até no XO (laptop de 100 dólares)
> com Linux fedora e Firefox. Maravilha, veja o post em nosso blog.
>
Eu tinha percebido o apontador para o ical nos calendários, e também a possibiliade de visualizar via RSS num leitor on-line (bloglines no meu caso!)... Mas estou me referindo a possiblidade de ter estes dados no meu Evolution e no meu A1200i (smartphone)...
A simples visualização via rss não dá conta de situações onde estou sem conexão gprs e/ou wi-fi. Ter os dados, replicados no meu dispositivo é uma exigência (pessoal). Pra quem está constantemente conectado, isso pode ser desnecessário!
E transformar os dados disponiblizados via RSS para o meu aplicativo implicaria em esforço de programação da minha parte :-( (que sou sou uma bailarina gorda em programação!)
Finalmente, me alegra a integração com o google docs, por este suportar ODT (um padrão aberto de documentos)... assim posso trocar arquivos com colegas professores que ainda usam .doc :-)
Aliás se as apresentações puderem ser exportadas e importadas no padrão do Openoffice ou menos ruim, no padrão do MSPower Point, também seria legal.. pelos mesmos motivos expostos acima!
Desde já agradeço aos esclarecimentos, e tenho que admitir, sim a APREX tem postura de WEB 2.0 no tratamento que dá as demanda dos usuários (mesmo sendo um usuário novato na ferramenta e chatinho com as exigências pessoais!).
Abraços e sucesso ao APREX.
Comment from: Alexandre Fugita
Sérgio,
hoje o pessoal da Aprex comentou sobre esse seu post durante a apresentação deles no StartupCamp.
Concordo com suas colocações, mas a interação da Aprex com a comunidade (você, por exemplo), mostra que pelo menos nessa área estão 2.0.
======
Opa Alexandre!
Sem dúvida... aliás esta foi minha conclusão num dos últimos comentários que fiz ao longo da conversação! A disponibilidade de conversar com o usuário final, de modo franco e respsitoso.
Acredite, eles ganharam um admirador! Você vê que a Aprex é uma empresa de pessoas faZendo software para pessoas... Um lado da WEB 2.0 que as vezes náo é enfatizado!
[]'s
Comment from: Alexandre Fugita
Sérgio,
é verdade, não tinha visto os comentários pois fiz a leitura do seu post no smartphone e vim logo comentar. Mas foi exatamente a última frase, hehehehe!
Abraços!
====
Opa Fugita!
Estamos em sintonia de pensamenmtos :-)
[]'s
Opa, interessante ver um post meu que escrevi a tanto tempo, lá do início do "hype" sendo linkado agora, mostra que posts não são tão "temporais" quanto costumam dizer ;)
E sobre o APREX, bem, eles estão deixando o serviço sem atualização tem um tempo já, queria saber o que eles estão aprontando lá na zero-um pra deixar o bichinho tanto tempo sem nada novo. E importar os dados é REALMENTE um feature muito importante, mas mesmo o Google Calendar não é facilmente "sincronizável" com dispositivos móveis né? Por essas e outras que eu uso o iCal do OS X mesmo.
Témais!
====
Opa Marcos!
Existem textos que são datados e outros que são clássicos... estes últimos são atemporais... o seu texto sobre web 2.0 seria um classico no seu blogue... que merecia até um destaque como apregoa o Nielsen!
O Google Calendar tem ferramenta para exportar dados e tem uma API que pode ser acessada por outras ferramentas (goosync e schedulewrold, por exemplo)...
O formato ical é quase um padrão, pois exceto os produtos podres da Microsoft, quase tudo que é ferramenta de agenda exporta e importa neste formato!
Eles realmente precisam reiventar o produto se querem que ele tenha alguma utilidade frente as novas aplicações, realmente da Web 2.0
[]'s