Ciência por trás da Cerveja
Ontem estive na Paranoide para assistir duas excelentes palestras: Produção de Cerveja (Renata Amorin) e Ciência por trás da Cerveja (Thadeu Penna). Evento de #ciências para as massas organizado pelo fantástico Thadeu Penna.
Não pude deixar de pensar como seria legal que as #Escolas organizassem seus currículos por #projetos!
Aprendi mais sobre #química ontem que em todo meu ensino médio... ok, eu não gostava de química por conta das inúmeras exceções que tinha que decorar... mas não é que química aplicada é bem legal!...
(vejam isso aqui: https://www.lowtechmagazine.com/2017/02/vietnams-low-tech-fermentation-food-system-takes-advantage-of-decay.html)
Quanta física, química e biologia poderiam ser aprendidas num projeto de produção artesanal de cerveja?
[Aviso para os mimizentos: Produzir cerveja não significa que os alunos irão consumi-la! Eles aprendem ciências (na produção) e seus responsáveis, se desejarem, consomem a cerveja... E se houver responsáveis que não consomem, pode-se doar para quem consome :-)]
Marcos Santos quando é que vamos botar isso em prática no Colégio Pedro II - Campus Centro ?
Crianças, não façam isso... Mas como ir a uma cervejaria e não tomar pelo menos um copo? Apesar de te que pegar 160 Km de estrada para voltar, tive que tomar uma #Pilsen :-)
Hoje tem mais palestras por lá (Paranoide Volta Redonda)... quem estiver pela região, recomendo fortemente!
PS: Desculpem a qualidade das fotos. Celular, com zoom por software e pouca iluminação (e péssimo fotógrafo). Vocês foram avisados!
PPS: Hoje testei o novo banco de garupa com o sissy bar. Foram 160 Km x 2 (ida e volta). E minha garupa aprovou os acessórios!