...Ou como blogues destruiram um dos meus preconceitos!
Segundo a Wikipedia, preconceito é:
"uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual."
Eu, tolamente, tinha no meu inconsciente, por vários motivos que não caberiam neste texto, a idéia errada que profissionais de segurança eram sempre uns broncos, desarticulados e de inteligência mediana.
Não, não tinha nenhum motivo objetivo para pensar deste modo. Como quase todos os preconceitos, e este não é (era) diferente, eles se baseava em mitos construídos pelos meios de comunicação de massa e impregnados no nosso consciente coletivo.
Mas eis que ao acompanhar o excelente Diário de um PM e seguindo os apontadores de alguns dos seus comentaristas, foi se desenhando na minha consciência o óbvio:
Não existe profissão, grupos social, grupo religioso, grupo político, grupo ideológico, grupo sexual, grupo (coloque aqui alguma coisa) que tenha intrisicamente uma ou mais qualidades ou defeitos!
Ou dizendo de outra forma, as pessoas em qualquer profissão podem ser inteligentes, articuladas, criativas e etc...
Os problemas de segurança pública e da violência, de um modo geral, são sempre tratados de modo maniqueísta pelos grandes veículos de comunicação. Ler/ouvir a fala destes profissionais, os seus pontos de vistas e, não menos importante, a sua dimensão humana, através dos seus blogues, tem sido uma grata descoberta!
Neste sentido indico 4 blogues de profissionais de segurança que eu passei a acompanhar pela qualidade dos textos e pelo conteúdo produzidos nos seus blogues:
- Diário de um PM - A visão sobre segurança pública do ponto de vista de quem está pegando no batente. Textos ágeis e inteligentes recheados de comentários não menos inteligentes de uma comunidade de profissionais de segurança que participam das conversações no diário de um pm!
- CultCoolFreak - Um policial civil de São Paulo, que se você estiver distraído pensa que está num blogue de escritor. História do cotidiando policial, reflexões e outras "cosita mas". Muito legal este blogue.
- Cap. Luiz Alexandre - Sim um Capitão da PM com seu próprio blogue! O blogue é recente, mas é interessante ler o que pensa um oficial da PM. Como aborda os temas polêmicos que estão ai, na ordem do dia!
- O Alvo da Chibata - Sim, não é só oficiais da pm que escrevem (bem) em blogues. Vou deixar que ele mesmo se apresente: "Mas, o intuito deste veículo é um só: exterminar o estereótipo de que todo praça é ignorante e mostrar que existe uma luz no fim do túnel, e que ela ainda é possível. Neste lugar, sempre serão comentados assuntos de interesse da tropa, sendo bem vindos os comentários e colaborações inteligentes e dispensadas as colocações maliciosas e fora do contexto atual, e também repudiadas com total rigidez as expressões políticas, incitadoras de ira e fúria, problemas pessoais e acima de tudo acusações."
É evidente que devem existir vários outros excelente blogues de policiais e/ou profissionais da segurança pública. Esta pequena amostra foi apenas para mostrar o quanto meu preconceito estava errado (quase sempre estão!)
Como diria o Marco Gomes: Todo Poder as pessoas!
Do Edgy Eft
3 comments
Comment from: Alexandre de Sousa
Comment from: admin
Olá Alexandre!
O melhor de tudo é que muitas outras pessoas podem está revendo os seus preconceitos em relação aos PMs.
E obrigado por me desculpar!
Abraços
Comment from: admin
Olá James!
Parabéns pra vocês! Que devido ao ótimo trabalho que vocês vêm fazendo,
contibuem para que estes estereótipos sejam desconstruídos!
[]'s
Você fez um PM feliz hj!
Td bem, está desculpado por achar que eu era um bronco, desarticulado e de inteligência mediana, rs
É tão bom poder dizer: deu certo.