Neste período de quarentena estou estudando e fuçando a internet! Numa dessas exploradas encontrei o fantástico projeto Letras Pretas:
"LetrasPretas é um blog voltado à análise crítica e divulgação de produções literárias, textuais e artísticas da autoria de mulheres negras, com ênfase em obras produzidas por autoras independentes brasileiras. Se o nome soa como um trava-língua, isso não acontece por acaso: trata-se de uma metáfora para as inúmeras dificuldades enfrentadas por mulheres negras, tanto para produzir quanto para publicar e divulgar seus trabalhos, em uma sociedade na qual o racismo e o sexismo ainda se fazem presentes como forças opressoras."
Se deixar eu passo uma tarde inteira neste blogue! E, entre os vários textos legais, descobri uma coisa interessante. Segundo o texto, Exu Tranca Rua tem a seguinte fala:
“Ocê pensa que caminho e estrada é tudo a mesma coisa, mas tá errado, minha fia. A estrada é uma coisa, o caminho é outra. A estrada é uma via, uma picada no mato, um cortado no chão e é muita. O caminho é quando ocê escolhe uma estrada pra seguir e chegar no seu lugar”
Familiar? Parece que já ouvimos isso em algum lugar, não?
"Cedo ou tarde, você vai aprender, assim como eu aprendi, que existe uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR o caminho."
(filme Matrix)
Tirem suas próprias conclusões!