Redes Sociais, como controlar a superdosagem de conexões
Introdução
Conscientemente ou não, cada vez mais nos conectamos a mais pessoas nas mais variadas redes sociais, afinal, como diz o projeto ~Friendica: "The internet is our social network" ou, em bom português, " A internet é a nossa Rede Social".
Isto, como tudo na vida, tem pontos positivos e negativos. Os pontos positivos, você já deve ter ouvido falar, "ad nauseam", pelos evangelistas das redes sociais, entusiastas, viciados em internet e etc...
Mas, e sobre os pontos negativos? Quais são eles e como minimizá-los?
Ao menos pra mim, há três principais pontos negativos nesta enxurrada de conexões com as mais diversas pessoas nos mais diversos aplicativos de redes sociais que, se não forem devidamente minimizados, fazem com que os pontos positivos não compensem os negativos...
Vou tentar, resumidamente, apontar os três pontos e, ao final, indicar como estou tentando domar (com sucesso!) estes pontos negativos!
Os Pontos Negativos dos Aplicativos de Redes Sociais
Você no Controle da sua produção de conteúdo!
Conteúdo é o rei já clamavam 10 entre 10 gurus da internet. E eles estão certos! Por isso os grandes da Internet fazem de tudo para que você tenha espaço "gratuito" na internet para publicar conteúdo e, como isso, eles arrumarem um jeito de ganharem com isso.
Nada contra! Mas na hora em que, por qualquer motivo, eles mudarem a regra do negócio deles, sua produção poderá ficar indisponível até para você!
Outro aspecto ruim é que no médio e longo prazo, seu conteúdo vai ficando disperso na internet ("perdido" nas mais variadas redes sociais que você entra, brinca um pouco e, eventualmente, abandona"), e você poderá, muitas vezes, perder "insights", produções, rascunhos e etc... que produziu e não sabe bem onde guardou (ou você coloca uma tag em tudo que você escreve na rede?)
Se o conteúdo é o rei, deixá-lo nas mãos de terceiros, sujeito a regras e licenciamentos que não tenho controle é um ponto super-negativo dos aplicativos de redes sociais!
Superdosagem de informações
A falta e o excesso de informações são apenas duas formas de ignorância! E, mais cedo ou mais tarde, você estará conectado a tantas pessoas e elas produziram produzirão tantos " dados" que vai ser difícil você filtrar o ruído da informação. Ou você doma essa enxurrada de informações, ou então, pede para sair...
Não ter um bom controle do excesso de informação é um ponto negativo das redes sociais.
Os Nichos e os Vários Aplicativos de Redes Sociais
Um terceiro, e não menos desprezível, ponto negativo das Redes Sociais é que, até bem pouco tempo, a maior parte delas não tinham boas ferramentas para você segmentar seus contatos e as suas conexões/conversações. Muitas delas ainda não tem essas ferramentas!
É como se você estivesse no meio de uma feira-livre, com todos berrando por um pouco de atenção (plágio da Legião Urbana detectado!) e você tentando acompanhar algumas conversas que por algum motivo te interessam.
Curiosamente, segmentação excessiva de redes sociais também pode ser nociva. Afinal, não faz muito sentido, você deixar de viver (há um mundo lindo lá fora, longe dos computadores, você sabia?) para estar nas mais variadas redes sociais que, no nosso atual momento histórico, nascem como capim após as chuvas... Aposto 1/2 bala juquinha, que você, caro leitor, tem no mínimo uns 10 perfis diferentes em várias redes sociais (ok, a maior parte deles está lá abandonado há um bom tempo!)...
Então, a dispersão de conversas nas várias redes sociais é um severo ponto negativo das redes sociais.
Domando os Pontos Negativos
E, se existisse um aplicativo de rede social descentralizado, federado, onde você tivesse o controle da sua produção, que pudesse se conectar nas mais variadas "redes sociais" (de modo simples) e que pudesse publicar, a partir deste aplicativo, nas principais redes sociais?
E se existisse um aplicativo de rede social que permitisse filtrar seus contatos e conversas de modo flexível? E, se esse aplicativo não lhe custasse nada (exceto os custos de hospedagem) não seria uma boa maneira de se minimizar os pontos negativos das redes sociais apontados acima?
Sim caro leitor, esse aplicativo já existe e está em franco desenvolvimento neste momento! Apresento-lhes o ~Friendica!
Como este texto já ficou extenso, vou indicar, por agora, essa ótima descriçao do Friendika, feita pelo Frederico "aracnus" Gonçalves. Num próximo texto, num futuro não muito remoto, vou descrever algumas das características e potencialidades legais do ~Friendika.
Hoje, a partir do Friendica, você já pode publicar no Twitter, Identi.ca, Facebook e Wordpress. Pode acompanhar contatos nestas redes sociais, além do Diáspora e qualquer serviço que forneça um RSS válido! Enfim, o ~Friendika é um projeto open source, inovador, e em franco desenvolvimento! Como você pode ver, há muita vida fora dos hypes :-)
Aqui, você pode espiar minha instância do mesmo!
[atualização]
Eu migrei do Friendica para o Hubzilla. O Hubzilla é uma evolução conceitual do Friendica!. Aqui está meu perfil na Hubzilla!
[/atualização]
[atualização2]
Eu voltei a ter novamente (em 2023) uma instância pessoal do Friendica!
[/atualização2]