Leia-me do Friendica
Introdução
No texto anterior eu falei sobre como controlar a superdosagem de conexões e apresentei, tangencialmente, o Friendica.
[atualização]
O Friendica sofreu várias evoluções tanto em desenvolvimento quanto em conceito... E seus desenvolvedores partiram para uma nova abordagem (que mantém o foco na descentralização e controle de privacidade, mas com ênfase no gerenciamento de conteudos, conversas e identidades (agora identidades nômades!).... Saiba mais sobre essa evolução no sítio web do projeto Hubzilla: https://project.hubzilla.org/page/hubzilla/hubzilla-project
[atualização]
Mas nada melhor que o próprio Friendica se aprensentar! Então, eu cometi uma tradução do README que vem no pacote de instalação do mesmo. A mesma segue abaixo.
README do Friendika
[disclaimer - aviso]
This is my pt-br translate of Friendika README. Esta é mimha tradução do README do Friendika. Críticas e correções são muito bem vindas.
[/disclaimer - aviso]
Servidor de Comunicacões Friendika
http://project.friendika.com
Friendika é uma aplicação web para o gerenciamento social de comunicações. Alguns chamam isto de uma "rede social" ou "rede social distribuída". Nós achamos que ambos os termos têm sido inadequadamente utilizados e não descrevem corretamente as capacidades do Friendika - embora o Friendika também possa preencher estas funções.
Em sua essência, o Friendika é uma aplicação web que pode monitorar diversos fluxos de informações e de atividade social e que também permite que você participe de conversas online com amigos e associados, utilizando uma variedade de protocolos de rede. Estes protocolos são combinados numa visão geral de suas diversas comunicações e atividades - independentemente da origem da rede.
O Friendika também administra seus perfis pessoais e álbuns de fotos e permite que você apresente cada um deles a públicos específicos de forma segura. Suas comunicações podem ser abertas e públicas, ou fechadas e privadas. Você pode facilmente criar "Grupos" de contatos com os quais você pode participar de conversas restritas àqules círculos sociais e que não podem ser vistas fora do mesmo.
Friendika é descentralizado. Qualquer conta em qualquer servidor Friendika pode se conectar com qualquer conta em qualquer outro servidor Friendika. Você também pode conectar-se e interagir diretamente com seus amigos no Facebook, Status.Net e outros serviços sociais federados da Web (por exemplo, identi.ca, GNU-Social, etc.)
Suas publicações no Friendika podem ser direcionadas para contas existentes no Facebook ou Twitter, provedores de redes sociais federadas - ou mesmo entregue à contatos de e-mail.
A entrada de fluxos de dados (informações) não está limitada a redes sociais tradicionais. Podem incluir outros serviços quaisquer que forneçam um feed de distribuição ( RSS e Atom). Isto permite que você visualize as comunicações de amigos de outras diversas redes sociais - como diáspora, Google Buzz e milhões de blogues, serviços de notícias e outros sítios web. Você também pode importar os contatos (e escrever pra eles) de qualquer pessoa que esteja acessível pra você a partir da sua caixa de e-mail e visualizá-los em seu fluxo social de comunicações. Com o tempo vamos tentar construir comunicações de duas vias com outros serviços para que você poss livremente interagir, em ambos os sentidos, com qualquer pessoa em qualquer rede que permita isto.
Comunicações entre os servidores Friendika são privadas e criptografadas, usando criptografia de nível militar - e necessitam de proveniência de identidade mútua antes dos dados serem trocados. Esses mesmos mecanismos de criptografia fornecem acesso remoto sem senha de autenticação, permitindo que você publique em perfis e exibições particulares de coleções de fotos em outros servidores - sem ter que encontrar qualquer autenticação e / ou diálogos de autorização ao visitar esses sítios web.
Friendica não tem fronteiras e não tem propriedade central dos dados gerados dentro da rede. Qualquer pessoa com um servidor com PHP/MySQL ou uma conta de hospedagem pode fornecer uma instância do Friendika e cada servidor pode, então, ter até milhares de membros participantes - cada um com suas necessidades únicas e próprias de comunicação e privacidade. Isto permite ao Friendica alcançar escala global e imitar a arquitetura descentralizada da web.
Se você estiver costruindo um sítio-web que necessite de interação social, o Friendika também pode funcionar como software de blogue, de fórum, de leitor de feeds e, também, pode fornecer comunicações individualizadas e de gerenciamento de conteúdo - ou simplesmente ser usado como uma alternativa às tradicionais redes sociais "monolíticas".
Friendica também é Livre - em todos os sentidos do termo.
Escolha a liberdade - junte-se a nós.
Saiba mais sobre o projeto em http://friendi.ca/
Sítio web de demostração do Friendica
http://dir.friendica.social/servers
Baixar o Friendica
https://github.com/friendica/friendica/releases
Outros
Você pode estar curioso sobre o que levaria alguém a desejar sua própria (e segura) aplicação de conexões sociais. Eu sugiro que você leia este excelente texto do Frederico "aracnus" Gonçalves:
Friendika: Liberdade e Privacidade levados a sério
Ou ainda como uma aplicação deste tipo pode fazer parte do seu KIT (não tao minimalista assim) de TICs:
3 Aplicativos de Redes Sociais potencialmente educativos
Aqui você pode espiar a instância do Friendika do Grupo Software Livre Educacional
http://patio.sleducacional.org/
E aqui minha instância (privada) do Friendika
http://social.sergioflima.pro.br
3 comments
Comment from: J. F. Mitre
Comment from: J. F. Mitre
Eu criei sim a conta no patio.sleducacional.org.
Eu sugiro que converta seu comentário em tópico... foi bem esclarecedor, ainda que pense em melhorá-lo no futuro, só isso já esclareceu-me muitas dúvidas.
Meu HD de dados deu uma pane aqui e eu terei um trabalhinho adicional não previsto (felizmente, tenho hoje uma conta paga do Dropbox !)... depois disso, vou buscar a configuração correta, mas me encontrei no sistema. Obrigado.
Um abraço...
====
Opa MItre,
Assim que tiver um tempinho vou seguir sua sugestão! abs
Comment from: Gleydson Espindula
Achei muito legal o Friendika, mais como posso tranforma-lo em uma rede social de sucesso por exeplo para 100 mil usuarios? preciso de um forte banco de dados?
ou um sitema como o Wamp poderia ser o suficiente?
Tá... então eu posso usar esse sistema sem ter um local para hospedagem externa e ter um local em hospedagem externa não significa que qualquer um pode usá-lo... em outras palavras, não é como uma rede distribuída e 100 % descentralizada, pois eu preciso me logar no local que eu criei a conta.
Porque a ideia que eu tive era que eu criava um login em um lugar e ele era espelhado pelos dezenas de "Friendika" que pudessem existir pela web... esquisito, não ?
Logo no seu primeiro tópico sobre esse sistema eu fui ao projeto e achei essa página: http://dir.friendika.com/siteinfo
Tentei criar uma conta para testes em um desses links e não consegui.
Além disso, fiquei com a impressão de que não eram lá muito estáveis. Agora entendo o porque...
Bom, com sua explicação atual, do jeito que eu vejo agora, me seria muito mais interessante instalar o dito na minha máquina e fazer os testes dele mesmo, se eu gostasse eu usava o sistema, do contrário, deletava..
Para mim, o problema da minha compreensão, não foram seus textos, mas a questão diferencial do sistema, do modo como ele funciona para colocá-lo em prática. O fato de eu não conseguir achar um lugar para criar uma conta e considerando que eu não ia pagar por uma hospedagem para fazer um teste de conceito (ou mesmo usar o sistema - não quero uma conta a mais !) é algo que impediu minhas típicas experiências.
Um abraço, em breve conto novidades !
====
Opa Mitre,
Se você quer criar seu endereço de e-mail ou você registra seu domínio ou então usa um domínio que permita registro de uma conta no mesmo!
Algo semelhante ocorre com o Friendika! Se você encontrar uma instância com registro de usuários aberta (patio.sleducacional.org por exemplo) você cria uma conta e, então, pode ser conectar a outras instâncias. O que não é descentralizado nisto?
No caso da sua instalação no local host, tem que usar aqueles serviços gratuitos de IP (myip, e etc)
Assim como você não espelha seu e-mail em todos os domínios de e-mail apenas se comunica com eles, o mesmo ocorre com uma conta no Friendika!
A configuração dos plugins ainda não é amigável aos usuários finais e o sistema ainda consome muito do servidor.
Eu gostaria de um template amigável a telas pequenas... enfim. O Projeto é bem legal, mas ainda tem muito a melhorar!
O que acho que vai acontecer é que instâncias abertas serão oferecidas por Grupos de usuários ou empresas e instâncias fechadas serão para aqueles que já tem seu domínio e servidor e gostam de ter as coisas sobre seu controle :-)
No aguardo das novidades!
abs