Introdução
Este texto será escrito ao longo dessa semana (26-31/10/2014). É preciso manter a verve de viver esses momentos e um pouco de decantação para uma analise dos mesmos. Meu registro histórico desses momentos históricos. Uma visão subjetiva, apaixonada mas não desprovida de senso crítico. Você foi avisado!
Um projeto de País contra a negação desse projeto
A maior proposta da oposição era: Fora PT! Diziam que iam manter todos os projetos do PT, apenas sem o PT! É essa mediocridade que, apoiada por uma imprensa leviana e desleal que martela negativismo a toda ação do Governo petista (certa ou errada) que deu algum gás a oposição.
O pior de tudo é que esta oposição se aliou a uma direita neofascista, homofóbica, misógina e preconceituosa que passou toda a campanha incitando ódio a norderstinos, homossexuais e etc.
Portanto é com alegria (e alívio) que as forças populares derrotaram o "não projeto" da oposição! As mídias alternativas venceram a velha mídia golpista e, muitas vezes, bandida!
Viva as forças populares e progressistas! Viva Dilma Presidenta e Viva o PT!
Apuração/Comemoração
Chegamos na Lapa/RJ por volta das 18:30h e um grupo de "Petralhas" começava a ser aglomerar. Carro de som e Telão na BandNews (menos golpista que Globo né gente!) e a droga do computador com windows pedindo uma confirmação de licença :-)
Demorou uma infinidade de tempo para dar 20:00h. Calçadão cheio e todo mundo tenso. Nas redes sociais vários boatos e todo mundo com o #%$# na mão.... 20:05 horas entra a primeira prévia. Dilma na frente por menos de 1,5 pontos percentuais e 95% de urnas apuradas. Gritaria geral (e na minha cabeça pensei... se esse 5% forem do Sul tamos $%#@$ se forem do sudeste, será para cardíaco, se forem do norte/nordeste será festa)....
Quando anunciou que só faltava Pernambuco a galera começou a festejar! O microfone do carro de som avisa que ganhamos! Parecia gol aos 49 minutos do segundo tempo! Gritos, choros, xingamentos, urros de alegria e alívio. A vitória sobre o golpismo da grande mídia estava selada... Neste instante, por algum motivo místico, caiu um pé d'agua sobre nós!
Depois foi só festa e alegria! "Quem não pula é Tucano!" Veja vídeo abaixo (depois que a chuva deu uma parada!)
Resgate da Militância
Um efeito colateral dessa aposta no antipetismo da campanha do PSDB foi o ressurgimento da militância petista (ou militância popular não necessariamente petista) nesta maravilhosa e aguerrida vitória.
Um dos pontos positivos foi trazer o PT um pouco mais para a esquerda e afastá-lo (tomara) de certa base fisiológica necessária para se ter maioria no congresso mas despolitizadora do petismo!
Crédtio da foto: Dado Galtieri/Bloomberg
PS: Melhor análise da vitória da Dilma Presidenta foi escrita pela socialista morena aqui.