Uma das muitas coisas legais que vivenciei na Campus Party 2012 foi uma ida (junto com a amiga desvirtualizada Egui Branco) ao Museu do Futebol que fica no estádio municipal do Pacaembú...
Penso que seja uma visita obrigatória pra quem vai a São Paulo e gosta de futebol. O museu é totalmente multimídia: Narrações de jogos (dos anos 30 ao dias de hoje), vídeos de gols históricos descritos por grandes personalidades, tem uma parte (de baixo das arquibancadas de onde você vê as pilastras encrustradas na rocha) em que você se sente no meio das torcidas (de vários clubes brasileiros) com vários vídeos-paineis e um som 3D... Uma sensação experiência sensorial indescritível!
Além disso, como todo bom museu, há muitas fotos (eu adoro fotos antigas) e vários textos magníficos, desde os longos e densos até aqueles com até 140 caracteres...
Um desses textos densos que me deixou, literalmente, arrepiado foi o do Antropólogo Roberto DaMatta que após uma busca na internet acabei encontrando no blogue Politicando.
Vou colar aqui dois pequenos trechos que achei muito phodas...
"O amor ao futebol como disputa apaixonada faz com que se perca de vista o seu papel transformador. Mas o fato é que o futebol tem sido uma ponte efetiva (e afetiva) entre a elite que foi buscá-lo no maior império colonial do planeta, a civilizadíssima Inglaterra, e o povo de um Brasil que, naqueles mil oitocentos e tanto, era constituído de ex-escravos. Juntar brancos e negros, elite senhorial e povo humilde foi sua primeira lição(...)"
"(...)O pé, associado à pata e à brutalidade das bestas de carga, muda de posição no futebol. Nele usa-se o pé, sim, mas com método. Seguindo um regulamento que torna as chuteiras de todos os tamanhos e feitios, iguais. E aí está sua lição mais importante: o futebol civiliza o pé."
Mas vai lá no blogue Politicando e leia o texto na íntegra!
E sim, é o tipo de museu que você tem que ficar horas visitando. E é o que farei na minha próxima visita a São Paulo.
PS1: Não é permitido fotografar dentro do Museu, por isso não tirei mais fotos :-)
PS2: Sim, as fotos do Atrix são horríveis!
[Atualização]
Mais sobre o Museu do Futebol neste texto no blogue da Egui.
[/Atualização]