Gerenciando Fotos com o Piwigo
Introdução
Ok, em tempos em que todo mundo prefere a comodidade de se usar web aplicativos para se fazer tudo e entregam seu conteúdo (fotos, textos, vídeos e etc) aos grandes do mercado web (G+, Face, Flikcr, Picasa, etc), pode parecer um esforço desnecessário gastar tempo e tutano gerenciando seu próprio conteúdo...
Mas eu sou um (dos poucos) caras que acredita que hospedar e gerenciar seu próprio conteúdo é uma habilidade política dos cidadãos da Era da Informação...
Liberdade e Longo Prazo
Hospedar e gerenciar seu próprio conteúdo é garantia de liberdade e de disponibilidade do mesmo no médio e longo prazo. Acredite ou não, daqui a x anos você terá produzido uma quantidade enorme de conteúdo (textos, vídeos, fotos, etc) e se você vive experimentando várias ferramentas (ou mesmo se coloca tudo na mesma ferramenta web) estará agora nas mão de terceiros...
E embora eu prefira uma única ferramenta para gerenciar todo o conteúdo que produzo (menos é mais) a prática me mostrou que uma ferramenta dedicada (e livre) para gerenciar minhas fotos (e como produzimos fotos hoje dia! Qualquer coisinha e disparamos nossas "câmeras telefone" para o irrelevante ou o relevante do cotidiano!) pode facilitar, e muito, esta tarefa!
Piwigo
A dica do Piwigo foi dada pela Vanessa Nogueira nessa entrada aqui do seu excelente blogue. Ele é um gerenciador de fotos simples e poderoso com suporte a temas e plugins.
Com ele você pode enviar uma foto ou várias fotos ao mesmo tempo (Do Desktop/Notebook ou dispositivo rodando Android ou iOS) para um álbum já existente ou um álbum novo. Pode manter suas fotos em servidores diferentes e simplesmente sincronizar o diretório das fotos com o Piwigo via ftp!
Pode dispor vídeos, pode rotacionar várias fotos ao mesmo tempo depois de enviar para o Piwigo (muito útil quando você envia as fotos direto do cartão de memória da máquina fotográfica).
Pode colocar etiquetas nas suas fotos, compartilhá-las em redes sociais (Tumblr, G+, Twitter), gerenciar quem pode vê-las, gerenciar licenças de uso por álbum ou por foto.
[Atualização]
É possível importar suas fotos do Flickr (por albuns ou todas e guardá-las em álbuns novos ou pré-existentes!)
É possível importar suas fotos do Instagram (e guardá-las em álbuns novos ou pré-existentes!)
É possível colocar uma marca dágua personalizada nas suas fotos.
[/Atualização]
Enfim, com um pouco de paciência, você pode organizar seus terabytes de fotos de um modo prático, simples e indolor!
Claro que seu plano de hospedagem deve ter uma política de espaço em disco ilimitado ou, como plano B (e radicalizando o paradigma de hospedar seu próprio conteúdo) você pode instalar um servidor apache no seu desktop local (naquele seu quarto subterrâneo com mantimentos para sobreviver por 2 anos)!
Porque, afinal, o preço do armazenamento de dados está cada vez mais barato e acessível para quem se dispõe a ler os manuais :-)
Para ver o Piwigo em ação aponte seu navegador para cá! Aos pouquinhos vou subir minhas fotos (e olha que eu tenho poucas!)
[Atualização]
Você achou o Piwigo fantástico mas não tem o dom de administrar sua própria instalação? Sem problemas. Existe o piwigo.com que hospeda suas fotos (ilimitadas) por apenas 39,00 Euros anuais. É gerenciado pelos desenvolvedores do Piwigo. Suas fotos em segurança por um peço justo sem violar sua privacidade e sem transformar você em produto: "If you don’t pay for the product, then YOU are the product."
[/Atualização]