Notas mentais sobre weblogs
Há muito tempo atrás, quando eu descobria a blogosgera, uma entrada (post) me impactou! O Ronaldo do Superfície Reflexiva (Ei, tem alguém em casa?) escreveu um texto matador cujo título era: Por que não leio o seu blog.
Hoje, eu acho que ele deveria fazer um upgrade naquele texto. Eu fico desistimulado em ler blogs que não tem uma ligação (link) para o trackback. Blogosfera (2.0) é também uma via de mão dupla, interconexão, diálogo, circulação de idéias, etc... Parece, que uma grande parte dos blogs desabilita ou esconde a ligação (link) para o trackback. Uma pena!
Outra coisa, um pouco chata, é o pessoal que usa o sistema de comentários para te dizer um oi, ou para fazer um comentário fora do assunto do post, ou o que é pior: spam. É desejável que use o e-mail de contato, ou páginas de contato para estes "oi"! E no sentido de tornar a web mais semí¢ntica e indexável que os comentários sejam sempre dentro do assunto.
Finalmente um terceira praga que pode custar caro a um sítio ou weblog é o Referral Spam. Se você não estiver atento ao seu combate, pode ter um estouro de banda no seu weblog quando menos espera. Felizmente, o b2evolution tem uma boa ferramenta de combate a esta patologia da era da informação!
E fechando este texto, uma ótima indicação para quem tem um weblog: A arte de blogar. Uma série de 32 entradas sobre a arte de blogar, que além do excelente conteúdo está no belíssimo português de Camões.
Do Edubuntu